terça-feira, 18 de outubro de 2011

CPI DISCUTE ACESSIBILIDADE EM SHOWS E EVENTOS

(18/10/2011 - 12h15)

A acessibilidade em espetáculos e outros eventos na cidade de São Paulo foi o tema da reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o tema, nesta terça-feira. Renato Paiva, CEO da produtora Coliseu Eventos, participou do encontro e discutiu maneiras de evitar que a falta de adaptações dos estabelecimentos a deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida seja um entrave para esse público em shows.

"As pessoas estranham quando digo que metade da população enfrenta problemas de acessibilidade, mas é o que acontece se considerarmos, além dos deficientes, idosos, gestantes e outros", explicou Paiva, cuja empresa atuou junto à SPTuris na reforma do Anhembi, na organização da Virada Cultural e em outros eventos na capital paulista.

Para ele, já existe uma preocupação em tornar os lugares de shows acessíveis, até porque há a necessidade de aprovação do Contru. O problema, para o produtor, está em convencer a população de que é possível frequentar esses locais em segurança.

"Sinceramente, que pessoa com alguma dificuldade de acesso vai ter coragem de sair de casa e assistir a um grande espetáculo? É muito importante fazer uma campanha aos realizadores e donos de casas de show, mas é preciso também motivar as pessoas a irem a esses eventos", disse Paiva, sugerindo campanhas institucionais e parcerias com a Prefeitura no transporte.

O relator da CPI, vereador Quito Formiga (PR), discordou do convidado. "Eles (os deficientes físicos) estão sim comparecendo aos eventos, inclusive avisam na compra do ingresso para que haja a estrutura necessária. Na vistoria que fizemos em um grande show no estádio do Morumbi vimos deficientes, pois quem gosta de um bom espetáculo está presente nessas ocasiões", afirmou.

Renato Paiva também acredita que São Paulo deveria ter, a exemplo de Curitiba, um conselho de eventos que reunisse órgãos públicos e os principais produtores da cidade. "Todos os grandes eventos passariam por esse conselho, e suas cadeiras mudariam anualmente", completou. Paiva defende que o conselho seria uma importante ferramenta para garantir acesso universal aos espetáculos.

ANÁLIA FRANCO
O vereador Quito Formiga também apresentou nesta terça-feira o relatório sobre a vistoria que os membros da CPI fizeram no Shopping Anália Franco em 7 de outubro, quando verificaram as condições de acessibilidade do local. O relator afirmou estar satisfeito com a estrutura do centro de compras, que possui vagas reservadas para deficientes físicos no estacionamento e sinalização em braile, entre outros equipamentos.

Nenhum comentário: