quinta-feira, 20 de outubro de 2011

COMISSÃO DISCUTE POLÍTICAS DE SAÚDE PARA AUTISTAS

(19/10/2011 - 16h55)

A Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher promoveu nesta quarta-feira uma audiência pública para discutir políticas para crianças, adolescentes e adultos com autismo. A principal reclamação dos pais de pessoas com a patologia é a falta de atendimento nos Centros de Apoio Psicossocial (CAPS).

A presidente da comissão, vereadora Juliana Cardoso (PT), disse que por conta da falta de atendimento, as pessoas se mostraram nervosas e emotivas durante a audiência desta quarta-feira. "Vamos realizar outra audiência para debater o mesmo tema e cobrar o Executivo para que os recursos destinados para o tratamento de autistas sejam maiores", declarou.

A dona de casa Milena Elaine Carneiro Silva, que tem uma filha de 6 anos com autismo, foi uma das pessoas que reclamaram. "O poder público até fala que os CAPS dão todo o atendimento adequado para os autistas, mas não é isso que acontece. Levei a minha filha na unidade de Santo Amaro e um dia falta uma fonoaudióloga, no outro a psicóloga. Não temos nenhum respaldo", contou Elaine.

A assessora da área técnica de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde Maria Claudia Tedeschi afirmou que o atendimento para pessoas com autismo está sendo realizado. "O CAPS atende crianças e adultos com essa patologia. Além das 66 unidades, temos 22 Centros de Convivência e também os Programas Saúde da Família, além das Unidades Básicas de Saúde", explicou. A assessora disse que todas as reclamações serão levadas à Secretaria.

O psiquiatra do Hospital das Clínicas Estevão Vadasz também participou da audiência pública e falou sobre a necessidade de equipes multidisciplinares para o desenvolvimento das pessoas com autismo. "Estes pacientes precisam de profissionais habilitados e especializados em autismo. As equipes devem ser compostas por fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psiquiatras, ou seja, uma equipe multidisciplinar", defendeu.

5 comentários:

PedroJom disse...

Oi.Gostaria muito de me cadastrar.Como faco

Angelina2020 disse...

Olá!
Tenho 49 anos e procuro conhecer novos amigos. Também tenho uma deficiência.

Unknown disse...

Tenho 23 anos sou de sao paulo quero conhecer pessoas que como eu seja especial.tenho atraso intelectual.

Unknown disse...

Sou caique tenho 23 anos quero conhecer pessoas que como eu tenha necessidades especiais.so de sao paulo.temnho atraso intelectual.

Unknown disse...

Oi!
Deixa um contato por favor.