segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Conheça alguns lugares acessíveis para cadeirantes em SP

Músico Daniel Costa e seu sitar;
ele indica locais acessíveis para cadeirantes
no centro e na zona sul de São Paulo
Quando veio de Salvador para São Paulo, em 2006, Daniel Costa, 29, aprendeu uma lição: para se locomover com sua cadeira de rodas, viver perto do trabalho e dos locais de seu círculo social é fundamental.
De lá para cá, o músico -que toca sitar- morou em seis imóveis, sempre seguindo essa premissa. Hoje está na Bela Vista, perto da Paulista.
“Antes da reforma [das calçadas, concluída em 2008], a avenida era um horror. Agora está um tapetão.” De transporte público, Daniel prefere o metrô, pois mora perto de três estações. Outro fator que ajuda, afirma ele, é viver em um bairro com grande circulação de pessoas. “O governo é meio que obrigado a dar uma acessibilidade melhor nesses lugares.”
Centro Cultural São Paulo
“É cheio de rampas e tem elevadores. Além da programação de música, cinema, artes e teatro, acho fantásticas a biblioteca, a gibiteca e a discoteca. No jardim, há espreguiçadeiras [instalação do artista Bruno Faria, que ficará por tempo indeterminado] para ler e apreciar a paisagem urbana.”
R. Vergueiro, 1.000, Liberdade, reg. central, tel. 3397-4002.
Sushiguen
“Localizado no térreo da galeria Ouro Branco, o restaurante japonês serve itens de alta qualidade, como barbatana de tubarão, ostra viva e toro [atum gordo]. Lá me sinto no Japão.”
R. Manoel da Nóbrega, 76, Vila Mariana, região sul, tel. 3289-5566.
Reserva Cultural
“Os cinemas não são muito justos com a gente. Geralmente, o assento especial fica na primeira fila, o que nos obriga a olhar para cima o filme todo. No Reserva é o contrário: a cadeira fica no alto da sala -parece camarote- e tem um bom espaço para o acompanhante.”
Av. Paulista, 900, Bela Vista, região central, 3287-3529.
Viveiro Manequinho Lopes
“O lugar mais especial do parque Ibirapuera. É acessível e tem uma área de girassóis, estufas repletas de mudas, jardim oriental, espécies da mata atlântica. Por ser muito silencioso, lembra uma cidade do interior.”
Av. Quarto Centenário, s/nº, portão 7-A, Ibirapuera, região sul, tel. 3887-6761
Maksoud Plaza
“A parte aberta para não hóspedes fica no térreo. Tem áreas para jantar, bar, telão para ver jogos internacionais de futebol e um café ótimo para fazer um social com alguém de fora de São Paulo ou mesmo daqui.”
Al. Campinas, 150, Bela Vista, reg. central, tel. 3145-8000.

Fonte: Folha de S. Paulo via DeficienteCiente

Nenhum comentário: