segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ENCONTRO SOBRE PSORÍASE E VITILIGO REÚNE MAIS DE 2 MIL PESSOAS

(08/10 - 12h30)

A Câmara Municipal de São Paulo realizou neste sábado o 9º Encontro Municipal e o 7º Encontro Nacional de Psoríase e o 4º Encontro de Vitiligo. O evento, promovido pelo vereador Gilberto Natalini (PV) e o presidente do Centro Brasileiro de Psoríase, Cid Yazigi Sabbag, reuniu mais de duas mil pessoas.

O encontro, com o tema "A pessoa com psoríase e vitiligo e a família", teve como objetivo auxiliar e esclarecer dúvidas de amigos e familiares de pacientes a respeito dessas duas doenças. Para isso, foram realizadas palestras e cursos com a participação de médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e esteticistas.

Para Natalini, autor do Projeto de Lei 286/2007, que institui o Programa Municipal de Psoríase e está em tramitação na Câmara Municipal, este evento é um exemplo de conhecimento técnico e também de inclusão social. "Muitas pessoas sofrem preconceito por serem portadoras dessas patologias, porque nem todos sabem que essas doenças não são contagiosas", explica o vereador, que também é médico.

É o que conta a fisioterapeuta Lirica Paula Vieira, 24 anos, que descobriu ter psoríase aos 4. "Algumas pessoas têm preconceito e, por não saber do que se trata, olham e perguntam 'nossa, o que é isso'. E este evento tem essa função de esclarecer e acabar com o preconceito", afirma.

Durante o encontro, foi realizado um desfile para passar a mensagem "Psoríase e vitiligo não têm cura. Preconceito tem". Para o cabeleireiro Gil Ferraz, que preparou os modelos, "é importante a realização de eventos como este para mostrar para as pessoas que o preconceito jamais deveria acontecer".

Segundo o dermatologista Cid Sabbag, o tema deste ano é importante porque "trata das relações dos pacientes com a família e também com as pessoas que eles convivem diariamente".

Além das atividades realizadas ao longo do dia, a cada edição deste encontro novas conquistas são alcançadas. "Neste ano, anunciamos que o ambulatório Maurice Patê, na Penha, passará a atender pacientes com psoríase e vitiligo. A nossa meta é que em 2012 tenhamos um centro de atendimento na Zona Sul de São Paulo", comemora Natalini.

Neste sábado, também foram lançadas 300 mil cartilhas educativas sobre psoríase e que serão distribuídas por toda a capital paulista.

Nenhum comentário: