domingo, 23 de outubro de 2011

EMPRESÁRIO TEM RESPONSABILIDADE NA CAPACITAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Durante a 2ª Caravana daInclusão, Acessibilidade e Cidadania, realizada pela Uvesp e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Desembargadordo Tribunal Regional do Trabalho, Álvaro Alves Noga lembrou que ajurisprudência atual relata que além de cumprir a lei de cotas para as pessoas com deficiência, “a empresa é responsável direta pela capacitação dessas pessoas”.

Há, atualmente, informações não convincentes de que os empresários não cumprem a lei porque “ a falta decapacitação é real”. Isso é contestado pelas pessoas que atuam nessa área e que garantem a existência de vários cursos profissionalizantes em andamento. Mas mesmo assim, os organizadores da caravana lembram que o governador Geraldo Alckmin é a favor de se capacitar, pelo Estado, esse seguimento social. É uma formade se atender, também, o mercado de trabalho. O dr. Álvaro esteve no evento acompanhado da juíza federal Maria Eulália Souza Pires. Para os magistrados a Justiça no país está abandonando o conservadorismo e partindo para o juizado ativista, o que significa um “auxilio direto” para com maior rapidez resolver problemas pendentes.

A educação inclusiva foi o destaque como “case de sucesso” do município, cujo prefeito Roberto Ramalho foi o anfitrião ao lado do presidente da Câmara, Fuad Abrãao Isaac.

A cidade conta com 99% das escolas em condições de receberam alunos com deficiência. Essa é a maior preocupação da secretária Linamara Rizzo Batistella, que foi representada pelo secretário adjunto, Marcos Pellegrini. A titular da pasta quer até o final desse mandato todas as crianças com deficiência nas escolas.

Marinalva Cruz, da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho e a professora Gizely Therezinha Ramos Pinto completaram as palestras referentes à lei de cotas e à educação inclusiva.

Carlos Cruz apresentou a missão e a visão da pasta, enquanto que Marcos Pellegrini destacou todos os serviços, projetos e eventos à disposição do público alvo e das autoridades. A apresentação de alunos da APAE arrancou aplausos e lágrimas do público estimado em aproximadamente duzentas pessoas, todos da sociedade civil e do poder legislativo.

O presidente da Câmara de Pilar doSul, Evandro de Macedo Carvalho, foi o ganhador do tablet oferecido pela Uvesp. Junto com ele, se pronunciaram os presidentes das câmaras de Cerquilho, Wagner Belllucci, de Sarapuí, Ronaldo Alves da Silva e o vice-presidente da Câmara de Boituva, Fabricio Andrade. São favoráveis à divulgação junto aos vereadores e às instituições de uma ampla campanha pelo respeito ao espaço das pessoas com deficiência.

Nenhum comentário: