sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Campanha de proteção ao pedestre busca reduzir acidentes e mortes em São Paulo



O respeito ao pedestre como forma de reduzir o número de vítimas no trânsito de São Paulo é o foco de uma campanha de conscientização realizada pela Prefeitura em toda a cidade, em especial nas áreas classificadas como Zonas de Máxima Proteção ao Pedestre, que respondem pela maioria dos atropelamentos na capital.

Segundo dados do Executivo, em 2010 aconteceram 7.007 atropelamentos em São Paulo, com a morte de 630 pessoas. Isso corresponde a 46,4% das 1.357 mortes em decorrência de acidentes de trânsito na cidade.

Pesquisas mostram que o fator humano, relacionado ao comportamento, é a principal causa de 90% dos atropelamentos. Se por um lado os motoristas têm a certeza da impunidade, por outro os pedestres, sempre apressados, atravessam em qualquer ponto, pois sabem que na faixa de travessia não têm preferência.

Por meio de diversas iniciativas, o Programa de Proteção ao Pedestre implantado no município tem como meta a redução de 50% dos atropelamentos e mortes até 2012.

O principal foco da campanha é a criação de uma cultura de respeito ao pedestre, através de ações educativas que provoquem uma mudança de comportamento em relação à travessia de ruas e avenidas. Além disso, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) reforçou a fiscalização e adotou melhorias como substituição de semáforos eletromecânicos por eletrônicos e pintura de faixas de travessia.

Segundo a última pesquisa de percepção do pedestre realizada na Zona Central e divulgada no dia 16 de setembro, o respeito por parte dos motoristas aumentou de 10% para 25% desde o início do programa, em maio.

Assista abaixo a alguns vídeos da campanha:






Nenhum comentário: