sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Simpósio debate a empregabilidade de pessoas com deficiência

RenattodSousaTiveram início na noite desta quinta-feira (22), nas dependências da Câmara Municipal de São Paulo, o 3° Simpósio de Inclusão e Empregabilidade da Pessoa com Deficiência e o 1° Simpósio de Inclusão e Empregabilidade da Pessoa em Sofrimento Mental. O evento, que tem como objetivo discutir as possibilidades, dificuldades e barreiras para o ingresso de pessoas com deficiência no mercado de trabalho foi uma iniciativa dos vereadores José Police Neto, presidente da Câmara, e Floriano Pesaro, líder do PSDB na Casa.

“Temos de fazer um trabalho de conscientização. Vivemos numa cidade de diversidades, temos pessoas diferentes em todos os sentidos e a sociedade não aceita mais nenhum tipo de discriminação. E, além da capacitação imediata de quem já está em condições de ir para o mercado de trabalho, temos de entender que essa inclusão é um processo que deve ser feito desde a educação básica, com políticas inclusivas de crianças com deficiência estudando com as demais, para que nas gerações futuras essa integração já seja algo naturalizado entre elas”, disse o secretário de Acessibilidade e Inclusão do município, Marcos Belizário, durante a abertura do simpósio.

Antes da mesa de abertura, um grupo de oito jovens da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo (APAE) apresentou um pequeno espetáculo encenando trechos da peça “Ópera do Malandro”.

O evento, que se estenderá pela sexta-feira (23) e sábado (24), debaterá questões como o financiamento de políticas para as pessoas com deficiência, o papel da universidade na formação de profissionais para a educação especial e a constituição de redes de apoio para o ingresso destas pessoas no mercado de trabalho.

Para o vereador Police Neto, a lição que os dois primeiros simpósios sobre o tema já realizado traz para esta edição do encontro é a de acreditar que é possível realizar ações para mudar a realidade das pessoas com deficiência na sociedade. “Temos de ter a capacidade de transformar nossas ações em realidade”, disse.

“Trata-se de um simpósio importantíssimo, com a realização de vários debates para que possamos incluir definitivamente na agenda da cidade e na política empresarial a inserção
dessas pessoas no mundo do trabalho. Temos de acabar com o preconceito que impede que essa potencialidade dessas pessoas sirva à sociedade”, completou Pesaro, o outro parlamentar organizador do simpósio.

Também marcaram presença na abertura dos simpósios o secretário municipal de Saúde, Januario Montone, que disse que o mercado deve reconhecer os deficientes como profissionais capacitados e parte integrante da sociedade e a vereadora Sandra Tadeu (DEM).

Nenhum comentário: