sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Bonecos Ensinam Respeito a Vagas de Deficientes e Idosos em SP

Folha de S. Paulo (15/09/11

Prefeitura de Guarulhos usa bonecos para orientar a população
sobre vagas preferenciais em estacionamentos


Bonecos coloridos, em tamanho real, estão sendo usados pela Prefeitura de Guarulhos (Grande São Paulo) para mostrar aos motoristas a importância do respeito às vagas para idosos e deficientes.

A campanha leva os bonecos, que retratam um menino cadeirante e uma idosa, para shoppings e supermercados e os posiciona justamente nas vagas reservadas. Uma placa que diz “obrigado por respeitar as vagas exclusivas” dá o recado.

Além de utilizar os bonecos, a prefeitura também está distribuindo folhetos educativos e colocando avisos nos carros já parados nas vagas reservadas, questionando se o motorista está agindo corretamente.

A iniciativa nasceu em 23 de agosto, durante a Semana da Pessoa com Deficiência do município, e não tem prazo para acabar. Já ocorreu em nove pontos da cidade e atingiu, segundo a prefeitura, cerca de 8.000 pessoas.

“Na via pública a prefeitura pode autuar o motorista [que para na vaga sem ter um selo que comprove o direito], mas em mercados e shoppings, não. Por isso, é importante conscientizar a população”, diz Fernanda Mayumi, gerente de educação para o trânsito da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de Guarulhos.

MULTAS

Nas vias públicas, quem estaciona em local reservado sem ter um selo que comprove a necessidade pode levar multa de R$ 53,20, além de três pontos na carteira.

Na capital paulista, o desrespeito às vagas exclusivas rende 88 multas diárias.

A infração teve alta de 52,6%, segundo dados da CET. Entre março e dezembro do ano passado, a companhia regis­trou 20.736 autuações.

Só no primeiro semestre deste ano, foram 15.825. O balanço mostra que a média mensal de multas passou de 1.728 para 2.638.


É muito interessante a ideia de conscientizar as pesssoas para essa questão. No entanto sabemos que várias campanhas sobre conscientização foram feitas em vários Estados brasileiros, porém o desrespeito continua. Até mesmo autoridades governamentais estacionam seus carros nessas vagas, sem nenhum constrangimento. Ainda acreditamos que a fiscalização e a punição já deveriam estar ocorrendo há muito tempo, inclusive com uma multa mais pesada. Em Manaus, a partir de novembro, o motorista que estacionar o carro irregularmente será punido. Que essa iniciativa sirva de exemplo para outros Estados. (Nota do blog DeficienteCiente).

Nenhum comentário: