sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Câmara Municipal de São Paulo recebe simpósio sobre doenças neuromusculares

((15/09/2011 - 17h10)

A Câmara Municipal de São Paulo recebeu nesta quinta-feira o primeiro Simpósio Brasileiro de Doenças Neuromusculares, organizado pela Organização de Apoio aos Portadores de Distrofias (OAPD). O evento, trazido à Casa pelo vereador Claudio Fonseca (PPS), reuniu médicos, fisioterapeutas e pesquisadores em um dia de palestras que abordaram os diferentes tipos da doença.

As distrofias são doenças genéticas e degenerativas que afetam os músculos. Há mais de trinta tipos diagnosticados, entre eles a Distrofia Muscular de Duchenne, forma mais comum da síndrome, com incidência de um a cada 3.500 nascimentos do sexo masculino, segundo a OAPD.

O secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marcos Belizário, participou da mesa de abertura do simpósio e destacou a possibilidade de o evento chegar a conclusões práticas, que poderão resultar em um melhor atendimento na rede pública de saúde. Belizário aproveitou a ocasião para anunciar a inauguração de duas novas sedes da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), nas zonas Norte e Sul de São Paulo.

Para Claudio Fonseca, embora a cidade tenha avançado no sentido de se tornar mais inclusiva, como resultado de políticas bem sucedidas na educação, saúde e cultura, o poder público ainda precisa agir para que a sociedade abra espaço para as diferenças.

Nenhum comentário: