quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Após cirurgia pioneira no rosto, adolescente consegue, finalmente, sorrir

'Incrível': Katie Meehan pode sorrir,
cantar e falar depois de uma série de operações
para remover cistos da boca.


Katie Meehan, 15 anos, agora sente que pode finalmente enfrentar o mundo após cirurgia pioneira utilizada para reconstruir seu rosto. A mãe levantou 50.000 libras para uma série de operações para permitir que sua filha sorrisse.

Katie nasceu com dezenas de cistos na boca e bochecha e os médicos disseram que ela nunca seria capaz de falar.

Sua mãe disse que as cirurgias começaram quando Katie tinha apenas quatro anos de idade, e valeu cada centavo.

Perca Mcintyre, 48 anos, mãe de Katie, afirmou: “Estou tão orgulhosa. Ela é uma garota incrível. Após as operações de seu rosto sua face está mais suave e ela pode falar muito mais claramente agora”.

“Katie frequenta uma escola regular e vive uma vida normal. Quando ela nasceu com esse problema, senti medo, pois achei que ela não seria capaz de ter uma vida normal. Mas graças ao maravilhoso trabalho do cirurgião, ela pode agora ter tudo isso.”

Katie nasceu em Outubro de 1995 era um bebê saudável, no entanto os exames realizados durante a gravidez tinham mostrado uma ampliação do lado esquerdo de seu rosto.

Em menos de vinte semanas de gravidez, os médicos diagnosticaram um higroma cístico, onde os cistos estavam crescendo na cabeça e pescoço do bebê. Dezenas de cistos tinham crescido na boca de Katie e bochecha esquerda, e alguns estavam perigosamente perto de sua traqueia.

Perca McIntyre, que também tem mais dois filhos, Rebecca, 23, e Peter, 11, disse: “Katie nasceu através de cesariana e logo que a vi fiquei chocada. O lado esquerdo de seu rosto estava o dobro do tamanho do lado direito, e sua língua era tão grande que foi presa e dobrada. Sua boca e bochecha estavam tão cheias de cistos que causou inchaço enorme. Os médicos disseram que havia dezenas de cistos de tamanhos diferentes e que ela nunca seria capaz de falar, aquilo foi devastador.”.

Os médicos também disseram a Senhora Perca Mclntyre que os cistos iriam inchar com todas as doenças e infecções que Katie havia sofrido, podendo ser mortal, pois iriam sufocá-la.

A mãe de Kate acrescentou: “Foi muito assustador pensar no que o futuro reservava para Katie. Não só por ela ser tão diferente das outras crianças, mas porque isso representava um risco para ela.”.

Depois de nove semanas no hospital, McIntyre fui autorizada a trazer o bebê para casa, mas segundo ela, foi muito perturbador quando as pessoas viram Kate. “As pessoas olhavam e cochichavam e isso partia meu coração. Teve dias em que ela não conseguia engolir e teve que ser alimentada por via intravenosa, pois os cistos estavam obstruindo sua garganta”, afirma Mclntyre.

Quando Katie tinha cinco anos, sua família entrou em contato com o professor Ian Jackson. O professor e doutor Jackson disse que poderia angariar fundos para que Kate fosse submetida a uma série de operações.

A primeira cirurgia de Kate foi na primavera de 2000, em Londres. O professor e doutor Jackson fez uma cirurgia que durou cerca de cinco horas na retirada de alguns cistos.

Perca McIntyre disse: “Mesmo após a primeira operação já se podia ver a diferença. Katie podia fechar sua boca e sua língua, finalmente, foi colocada para dentro da boca. Seu rosto era mais suave também. Foi incrível ver.”.

Na primavera de 2001 ela teve sua segunda operação no Hospital Portland de Londres e dois anos depois, em 2003, ela teve uma terceira operação.

Segundo Perca McIntyre: “Não só podia falar com Katie após as operações, mas ela também podia cantar. Foi simplesmente maravilhoso de se ver. Tínhamos sido informados de que ela jamais falaria, no entanto, agora, ela está batendo papo como qualquer outra garota.”.

Futuramente Katie será submetida à outra operação, pois ela ainda tem alguns cistos perto de sua traqueia. Entretanto agora ela vive uma vida normal e está estudando.

Perca McIntyre disse: “Agora ela tem tanta confiança. Tem amigos e até mesmo alguns admiradores. É realmente um trabalho incrível o que o cirurgião fez. Nós nunca poderemos agradecê-lo suficientemente.”.

Nenhum comentário: