terça-feira, 31 de julho de 2012

Romário observa acessibilidade em Londres


Na última terça-feira (24), Romário chegou a Londres para comentar os jogos de futebol masculino brasileiro, nas Olimpíadas 2012. Como defensor das pessoas com deficiência no congresso nacional, por onde anda, Romário repara na acessibilidade do local (questão primordial para a boa locomoção dessas pessoas). No aeroporto de Londres, um dos maiores e mais modernos do mundo, apesar das placas informativas para deficientes físicos e de elevadores, em pleno funcionamento, sempre próximo às escadas rolantes, é possível observar falhas em alguns aspectos.

“Do aeroporto até entrar no carro, notei que a acessibilidade deixa a desejar. Não vi piso tátil e nem informações em braile, em lugar nenhum. As pessoas com deficiência visual não conseguem sair sozinhas do avião e ir até o carro num aeroporto daquele tamanho”, disse Romário.

Entretanto, Londres é um exemplo de cidade funcional. Um ponto positivo que Romário observou nas ruas londrinas é a facilidade que os cadeirantes têm de circular pelas calçadas. Além de largas, elas não possuem desnível e os postes são alinhados, nunca no meio das calçadas, como alguns no Brasil. Também existe piso tátil próximo às esquinas e aos semáforos, indicando um local seguro para travessia dos deficientes visuais.

“As calçadas largas e sem obstáculos, fazem com que os deficientes físicos consigam transitar perfeitamente e sozinhos, se for o caso. Por aqui também se vê taxis adaptados e com adesivos bem visíveis para cadeirantes”, lembrou Romário.

Na próxima segunda-feira (30), Romário será recebido pela Consultora da Prefeitura para os Jogos Paraolímpicos de Londres, em busca de informações sobre como a cidade se preparou para receber os visitantes com deficiência e levar essa experiência positiva para o Brasil. Na oportunidade Romário também irá questionar sobre a ausência de alguns importantes aspectos de acessibilidade que notou no aeroporto e pela cidade.

As paraolimpíadas de Londres terão inicio em 29/08, logo após o término das olimpíadas.

Nenhum comentário: