sexta-feira, 6 de julho de 2012

Brasília investe em sinalização turística, acessibilidade e centros móveis de atendimento ao turista

Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) captou, junto ao Ministério do Turismo, recurso para dar sequência a três projetos que irão preparar a cidade com excelência para o fluxo de visitantes. O montante será usado nas propostas de revisão da sinalização turística, de obras de acessibilidade e de aquisição de vans para o funcionamento de Centros de Atendimento ao Turista Móveis. Além de consolidar o compromisso de Brasília como um grande polo indutor das atividades de visitação, as ações deverão deixar a capital federal ainda mais preparada para eventos como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014. Ao todo, serão investidos quase R$ 3 milhões em recursos para os projetos. A maior parte será destinada à sinalização turística.
O objetivo é facilitar a localização e o deslocamento dos visitantes ao longo do Eixo Rodoviário, monumentos e atrativos. Para isso, serão implantadas 1.011 placas, entre interpretativas e turísticas. O ordenamento segue as quatro escalas determinadas por Lucio Costa. “A sinalização turística é um item fundamental da construção, valorização, manutenção e padronização da infraestrutura da cidade. O trabalho irá contribuir para que turistas e brasilienses tenham garantia de conforto e qualidade de vida ao se deslocarem dentro e fora do território do Distrito Federal”, explica o subsecretário de Infraestrutura Turística da Setur-DF, Júlio Menegotto.
Os pontos destacados como foco do projeto de sinalização também serão beneficiados pelo plano de adequação dos espaços para receber pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. Ainda por meio da Subsecretaria de Infraestrutura Turística, o trabalho prevê a promoção da acessibilidade por meio de rampas, calçadas rebaixadas, escadas, elevadores, mudanças de níveis e outros instrumentos que possam facilitar a locomoção. Também para tornar a estadia do turista mais ágil e, ao mesmo tempo, avançar na divulgação dos atrativos da cidade, inclusive entre os moradores, a Secretaria de Turismo do DF irá disponibilizar informações de maneira itinerante.
O valor liberado pelo Ministério do Turismo também será empregado para a aquisição de duas vans, que funcionarão como Centros de Atendimento ao Turista Móveis. A ideia consiste em manter as unidades com atendentes capacitados nos pontos de maior movimentação turística, já na Copa das Confederações. Os veículos deverão ficar posicionados nas proximidades do Estádio Nacional de Brasília, Fan Fest, no caso da Copa do Mundo, e outros lugares. “As unidades móveis têm como benefício o fácil e rápido deslocamento a fim de ir ao encontro do público alvo, turistas nacionais e estrangeiros em visita a Brasília."
"A oportunidade é para divulgação da oferta turística local”, afirma a subsecretária de Promoção e Eventos, Janaína Santiago. “Uma unidade móvel bem equipada, com possibilidade de projeção de vídeos, bancadas de apoio, ambiente de recepção, material impresso de divulgação e atendentes bem preparados é chamariz e ferramenta indispensável para promoção do turismo em nossa cidade que abrirá a Copa das Confederações e será sede da Copa do Mundo e de outros eventos de grande porte.”

Nenhum comentário: