sexta-feira, 20 de julho de 2012

Festival de Inverno de Garanhuns 2012 mais sustentável, empreendedor e acessível


Durante dez dias, o FIG transforma o cenário de Garanhuns com uma intensa movimentação cultural. Shows, espetáculos, sessões de cinema, teatro e circo, apresentações de cultura popular e outras de formação dentre outras invadem a cidade. A novidade é que pela primeira vez, em 2012, toda a programação do festival se sustenta em três conceitos norteadores: sustentabilidade, empreendedorismo e acessibilidade. Juntos, eles perpassam diferentes polos e atividades.

O Espaço Cultura no Ponto é um dos locais que se apoia na transversalidade dos conceitos. Como sede dos Pontos de Cultura durante o festival, propõe-se a ser um espaço para discutir como os atores sociais podem produzir cultura a partir dessa tríade. Além de abrigar exposição de trabalhos e intervenções artísticas, o espaço também oferece uma palestra da série “Caravanas da Cidadania”, do MinC, também voltada à difusão dos conceitos de sustentabilidade, empreendedorismo e acessibilidade.

Outro local que vai centrar suas ações a partir da tríade é o Ambiente Criativo, novo polo instalado no Parque Euclides Dourado. Trata-se de um espaço privilegiado da economia criativa, com programação aberta ao público entre os dias 16 e 21 de julho. Com cerca de 400 m², o Ambiente Criativo tem como propósito movimentar o FIG através de articulações institucionais entre parceiros, um cyber café para troca de ideias, um salão das iniciativas inovadoras e a comercialização de produtos criativos.

Além disso, reciclagem do lixo gerado no FIG, oficinas voltadas à confecção de produtos sustentáveis, espetáculos acessíveis a deficientes auditivos e visuais entre outras iniciativas compõem o arsenal de novas ideias que movimenta o festival este ano. Tudo isso para fazer com que o evento tenha mais do que dez dias de duração, trazendo benefícios futuros para Garanhuns e os visitantes que passarem pelo charmoso município.

Portadores de necessidades especiais, entre elas visual, auditiva e física, ganham mais espaço no FIG 2012. Ações voltadas para a integração desse público buscam facilitar o acesso aos polos culturais do evento e a fruição dos trabalhos artísticos inseridos na grade.

Moldada sob o viés da acessibilidade, rampas estão instaladas nos polos Guadalajara e Pop/Forró, que também contam com projetos de camarotes especiais, adaptados para cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida.

Outra novidade é que portadores de deficiência visual e auditiva poderão acompanhar espetáculos de artes cênicas, através de tradução em libras e áudio-descrição. Aos que pretendem aproveitar a programação de cinema do festival, os filmes trazem ainda legendas para cegos, por meio de áudio. Além disso, a programação do festival está sendo disponibilizada em braile, a partir de locais estratégicos, como o estande da Secretaria de Cultura do Estado/Fundarpe e da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), no Parque Euclides Dourado.

A ideia é, por fim, deixar a missão do festival mais clara, dando o direito aos portadores de necessidades especiais de ao FIG, como qualquer cidadão.

Algumas ações de acessibilidade no FIG:
  • Lembre de mim! (intervenção urbana)
  • Workshop sobre teatro para deficientes visuais
  • Recursos para fruição: espetáculos de artes cênicas com tradução em libras e áudio-descrição; legendas nos filmes para surdos e programação do festival em braile.
  • Rampas e camarotes adaptados para cadeirantes e outras pessoas com dificuldade de mobilidade nos palcos Guadalajara e Pop/Forró
  • Capacitação de Agentes de Apoio à Pessoa com Deficiência: parceria com a Secretaria de Direitos Humanos irá formar voluntários que atuarão no FIG para auxiliar pessoas com deficiência.
  • Espaço Cultura no Ponto com diversas atividades dentre elas oficinas, shows, debates e cineclubismos.

Nenhum comentário: