terça-feira, 16 de junho de 2009

Programa ETC, da TV Aparecida, aborda a temática das pessoas com deficiência

Na edição do dia 15/06/2009, o programa ETC, transmitido semanalmente pela TV Aparecida, foi abordado o tema PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Com a presença da Presidente do Instituto Pró-cidadania, Açucena Calixto Bonanato, do poeta e deficiente Fábio Cassiano e do assistente social e ativista, Romeu Kazumi Sassaki.

Segue lista fornecida pwlo assistente social e ativista Romeu Kazumi Sassaki, com a terminologia habitualmente usada para referir-se às pessoas com deficiência e os termos corretos a serem usados em cada caso.

1. Adolescente normal

Desejando referir-se a um adolescente (uma criança ou um adulto) que não possua uma deficiência, muitas pessoas usam a expressão “normal”. A normalidade, em relação a pessoas, é um conceito questionável. TERMOS CORRETOS: adolescente (criança, adulto) sem deficiência ou, ainda, adolescente (criança, adulto) não-deficiente.

2. Aleijado; defeituoso; incapacitado; inválido

Estes termos eram utilizados com freqüência até a década de 80. A partir de 1981, por influência do Ano Internacional das Pessoas Deficientes, começa-se a escrever e falar pela primeira vez a expressão pessoa deficiente.

3. Deficiente mental (quando se referir a uma pessoa com transtorno mental)

TERMOS CORRETOS: pessoa com transtorno mental, paciente psiquiátrico.

4. Mongolóide; mongol

TERMOS CORRETOS: pessoa com síndrome de Down, criança com Down, uma criança Down. As palavras mongol e mongolóide refletem o preconceito racial da comunidade científica do século 19. Em 1959, os franceses descobriram que a síndrome de Down era um acidente genético. O termo Down vem de John Langdon Down, nome do médico inglês que identificou a síndrome em 1866.

5. Pessoa surda-muda

GRAFIAS CORRETAS: pessoa surda ou, dependendo do caso, pessoa com deficiência auditiva. Quando se refere ao surdo, a palavra mudo não corresponde à realidade dessa pessoa.

6. Portador de deficiência

No Brasil, tornou-se bastante popular, acentuadamente entre 1986 e 1996, o uso do termo portador de deficiência. Pessoas com deficiência vêm ponderando que elas não portam deficiência; que a deficiência não é como coisas que às vezes portamos e às vezes não (por exemplo, um documento de identidade). O termo preferido passou a ser pessoa com deficiência.

7.“Esta família carrega a cruz de ter um filho deficiente”

Nesta frase há um estigma embutido: ‘Filho deficiente é um peso morto para a família’. FRASE CORRETA: “esta família tem um filho com deficiência”.

8. Lepra; leproso; doente de lepra

TERMOS CORRETOS: hanseníase; pessoa com hanseníase; doente de hanseníase. Prefira o termo as pessoas com hanseníase ao termo os hansenianos. A lei federal nº 9.010, de 29/3/95, proíbe a utilização da palavra lepra e seus derivados, na linguagem empregada nos documentos oficiais.

9. O epilético (ou a pessoa epilética)

TERMOS CORRETOS: a pessoa com epilepsia, a pessoa que tem epilepsia. Evite “o epilético”, “a pessoa epilética” e suas flexões em gênero e número.

10. pessoa presa (confinada, condenada) a uma cadeira de rodas

TERMOS CORRETOS: pessoa em cadeira de rodas; pessoa que anda em cadeira de rodas; pessoa que usa cadeira de rodas. Os termos presa, confinada e condenada provocam sentimentos de piedade. No contexto coloquial, é correto o uso dos termos cadeirante e chumbado.

Um comentário:

Luiz Eduardo Led Nov disse...

Lembrando que tem reprise hoje. às 0h.
Abraços

Luiz Eduardo
Diretor de Programa