quarta-feira, 3 de junho de 2009

Macaé Paraolímpica faz apresentação em escola


Equipe Macaé Paraolímpica é patrocinada pela prefeitura



MACAÉ (ABN NEWS) - Integrantes da equipe do Macaé Paraolímpica de basquete em cadeira de rodas fizeram uma apresentação especial nesta segunda-feira (1) no Colégio Ativo, no bairro Alto da Glória. A equipe Paraolímpica, comandada pelo coordenador técnico do Projeto Macaé Paraolímpico, Antônio Carlos Magalhães, o Pulga, participou da abertura da olimpíada esportiva interna do colégio. A equipe Macaé Paraolímpíca é patrocinada pela Secretaria de Esporte,Turismo e Lazer da prefeitura de Macaé.

- Levamos dez dos 23 integrantes do projeto paraolímpico da prefeitura para uma apresentação na escola. Participações em eventos como esse são importante para levarmos conscientização aos alunos de que a deficiência não é uma doença. Essas crianças serão futuros engenheiros, arquitetos, médicos, advogados, por isso é importante que eles saibam da necessidade de adaptações visando a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência, explica o técnico do Macaé Paraolímpica.

Implantado em 2006 no primeiro mandato do prefeito Riverton Mussi, o Macaé Paraolímpico visa à inclusão social dos portadores de deficiência nos membros inferiores por meio da prática do basquete em cadeira de rodas. “Durante o evento também fizemos uma palestra sobre a importância da acessibilidade para a integração do deficiente no meio social”, observa Pulga.

O técnico destaca que o assunto debatido no colégio e a demonstração da prática esportiva amplia a visão dos alunos quanto ao que é a deficiência. “O colégio construiu uma rampa de alvenaria para a quadra. Isso vai ficar ali, facilitando o acesso de outras pessoas portadoras de deficiência. Os alunos também puderam ver que o esporte exige técnica e que pode ser praticado em alto nível”, completa.

Desde sua criação a equipe Macaé Paraolímpica vem conquistando espaço no cenário esportivo nacional. Em 2008, ficou com o bronze no Campeonato Estadual de Basquete em cadeira de rodas. A equipe começou na terceira divisão do Campeonato Brasileiro e este ano, disputa a série B no segundo semestre. “Também estaremos em julho e agosto disputando o Campeonato Regional que reúne equipes do Espírito Santo, Rio, Niterói, Minas Gerais e Campos. Essa ascensão dentro do cenário esportivo deve-se ao esforço dos atletas e ao patrocínio da prefeitura, por meio do secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Alex Moraes, que é um grande incentivador do esporte no município”, finaliza Pulga.


[Foto: Divulgação]

Nenhum comentário: