domingo, 14 de junho de 2009

“Vai Encarar?” Reúne políticos e artistas pelo respeito à diversidade


O evento de lançamento do livro “Vai Encarar? – A Nação (quase) invisível de pessoas com deficiência”, de Claudia Matarazzo com a consultoria de Mara Gabrilli reuniu mais de 600 pessoas no dia 02/06, na Livraria Cultura.

Lançado no dua 02/06, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, o mais novo livro da jornalista e consultora de etiqueta Claudia Matarazzo, “Vai Encarar? – A Nação (quase) invisível de pessoas com deficiência”, teve consultoria da vereadora Mara Gabrilli. O evento reuniu mais de 600 pessoas, entre elas o Governador José Serra, o prefeito Gilberto Kassab, o Presidente da Câmara Municipal Antonio Carlos Rodrigues, o Secretário das Subprefeituras Andrea Matarazzo, e também artistas como Nicette Bruno e Dudu Braga, entre outros.

O livro aborda temas simples, mas que podem fazer toda a diferença para o cotidiano das pessoas com deficiência. Pouco se sabe sobre este público. Quem são estas pessoas? Como gostam de ser tratadas? Quais são suas dificuldades e desejos? Por meio de dicas práticas, a autora ensina como receber um amigo ou um profissional com deficiência em sua casa ou empresa, a fazer suaves adaptações do ambiente, as novas tecnologias disponíveis, namoro e vida sexual, entre outras, se mesclam com importantes informações sobre o papel do Estado na inclusão social e dados que revelam o cenário brasileiro frente a essa questão.

O evento de lançamento contou com a presença de diversas pessoas com deficiência, inclusive personalidades que tiveram seus perfis e histórias retratadas no livro, como Helio e Kenia, um casal de anões moradores do Campo Belo, Daniel Monteiro, cego e usuário de cão-guia, Gustavo Pimenta, paralisado cerebral, presidente de uma ONG que incentiva a educação e outros. Pensando em promover a maior interação possível entre os convidados havia intérpretes de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) que auxiliavam na comunicação com os surdos.

O respeito ao acesso das pessoas com dificuldade de enxergar foi garantido, o livro impresso vem encartado com um audiolivro com narração da própria autora. Bibliotecas públicas e entidades interessadas em adquiri-lo poderão fazê-lo gratuitamente encomendando-o diretamente ao Instituto Vivo que apóia a confecção e distribuição desse material.

Para a consultora do livro, Mara Gabrilli, “faltava uma publicação assim no mercado, que abordasse a questão da deficiência de maneira sensível e ao mesmo tempo prática, facilitando a aproximação e consequentemente a naturalidade ao lidar com essas questões”, explica. Agora a livro segue para lançamento em Santos, Brasília e Vitória.


Sobre a autora:
Jornalista, formada pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, Claudia Matarazzo recebeu o Prêmio Abril de jornalismo. Apresentou programas de rádio e televisão, onde ainda costuma atuar como comentarista, atualmente escreve para a AT Revista da Tribuna de Santos e para a Gazeta Mercantil em São Paulo e é colunista de diversos outros veículos.
Após o sucesso de seus livros sobre moda e comportamento, a paulistana Claudia Matarazzo percorre todo o país ministrando palestras sobre etiqueta social e empresarial.

Sobre a consultora:
Mara Gabrilli, 41 anos, é publicitária, psicóloga, foi a 1ª Secretária municipal da Pessoa com Deficiência e vereadora pelo PSDB na Câmara Municipal de São Paulo. Empreendedora social, preside o Instituto Mara Gabrilli, ONG que apóia atletas com deficiência, promove o Desenho Universal e fomenta pesquisas científicas desde 1997. Foi avaliada como a segunda melhor vereadora paulistana, entre os 55 vereadores, por estudo da ONG Voto Consciente. Foi a mulher mais votada do Brasil nas Eleições 2008 com 79.912 votos.
Gabrilli assina coluna mensal para a revista TPM e comanda o programa de rádio Derrubando Barreiras: acesso para todos na Eldorado AM.
Foi eleita Paulistana do Ano (2007) pela revista Veja São Paulo, entre outros títulos recebidos


SERVIÇO:
“Vai encarar? – A Nação (quase) invisível de pessoas com deficiência” - Claudia Matarazzo, com consultoria de Mara Gabrilli - 216 páginas; Preço: R$ 29,00; Editora Melhoramentos, 2009. Nova ortografia conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Nenhum comentário: