quarta-feira, 24 de junho de 2009

Jogos Paraolímpicos do Ceará - 452 heróis na luta por reconhecimento

Os VI Jogos Paraolímpicos do Ceará terá competições de atletismo, basquete, futsal, natação, tênis de mesa, taekwondo e xadrez


24 Jun 2009 - 00h46min



Competições são ideais para a realização de feitos considerados heroicos, superação de limites e reconhecimento de um verdadeiro campeão. E é com essa inspiração que 452 para-atletas com deficiências física, intelectual, visual e auditiva disputam os VI Jogos Paraolímpicos do Ceará, de hoje a sábado, na Universidade de Fortaleza. Em jogo, competições de atletismo, basquete, futsal, natação, tênis de mesa, taekwondo e xadrez.

Eugênio Sales, ouro por equipes no Parapan do Rio de Janeiro, em 2007, compete, amanhã, no tênis de mesa. Ele participou de todas as edições do evento e garante que o nível é alto. “É uma competição que todo mundo dá o melhor de si. O nível é alto. Daí a importância do evento, pois integra atletas com experiência e novatos”.

Ele ressalta ainda o clima amistoso, onde todos se conhecem, e considera que a competição é um meio de mostrar a sociedade que as pessoas com deficiência é capaz de atuar “no esporte, no trabalho e no estudo”.

O nadador Edivaldo Prado vai competir na natação. Ele é integrante de uma das maiores delegações do Estado - o projeto “Faça de Um Deficiente Um Atleta”, com 52 competidores. Edivaldo participou do Circuito Brasileiro de Natação Paraolímpica - etapa Nordeste - que aconteceu no último fim de semana, em Natal, e garantiu quatro medalhas. Ele considera que a disputa será difícil.

“O nível dos Jogos está melhorando muito, tanto na quantidade quanto na qualidade dos atletas”, avalia. Mas parece que a maior desejo de Edivaldo não é ganhar. “Minha maior preocupação é com desenvolvimento de políticas que incentivem às pessoas com deficiência a praticarem esportes por causa da socialização, da saúde”. Fica o recado. (Déborah Vanessa, Especial para O POVO)


SERVIÇO

VI Jogos Paraolímpicos - CE
Período: 24 a 27 de Junho
Local: Complexo Poliesportivo da Unifor


PROGRAMAÇÃO DOS JOGOS

Hoje
Basquete (Físico) - 20h, Quadra B

Quinta-feira
Taewkondo (Auditivo) - 8h às 13h, Quadra B
Atletismo (auditivo/ intelectual/visual/auditivo) - 8h às 18h, estádio de Atletismo
Futsal (Intelectual/auditivo) - 13h às 18h, Quadra C
Xadrez (Físico/Auditivo) - 18h às 22h, ginásio Poliesportivo
Tênis de Mesa: (físico, intelectual e auditivo) - 18h às 22h, ginásio poliesportivo

Sexta-feira
Natação (auditivo/ intelectual/visual/auditivo) - 8h às 13h, Piscina
Basquete (Físico) - 20h - Quadra B

Sábado
Futsal (Visual) - 8h às 9h, Quadra C

Nenhum comentário: