segunda-feira, 1 de junho de 2009

Atende Fácil de São Caetano garante acesso a informática a deficientes visuais


Da Redação do ABC Repórter



Agentes para treinamento da inclusão digital a deficientes visuais foram formados nesta semana no Atende Fácil da Prefeitura de São Caetano. A unidade avançada da Administração Municipal cedeu seu espaço de informática para a ação, que atingiu, além de funcionários da repartição, profissionais de outras entidades, governamentais ou privadas.
"Já temos no setor Internet Fácil oito máquinas com licença especial para uso de deficientes visuais e pessoas capacitadas para ajudá-los com os primeiros passos nestes equipamentos", explicou o diretor do Atende Fácil, Fernando Trincado. "Além disso, estamos abrindo nosso espaço para treinamentos mensais, que ocorrerão por três dias seguidos, totalizando 24 horas/aula, até dezembro."
O programa utilizado no Atende Fácil é o Virtual Vision, líder de mercado na área e desenvolvido pela MicroPower, empresa de informática com sede em São Caetano. Sidnei Silvestre, deficiente visual parcial, é quem ministra o treinamento. "O programa permite que deficientes visuais utilizem o Windows, os aplicativos Office, naveguem pela internet com o Internet Explorer ou qualquer outro aplicativo desenvolvido para essa plataforma, pois ele lê para o usuário o que está na tela", destacou o instrutor.
Carlos Pires, representante da Associação dos Deficientes Visuais Evangélicos, estava no curso de capacitação desta semana. "O que estou aprendendo aqui irei levar para os deficientes visuais de minha entidade. Com certeza ajudará bastante o contato deles com a internet."
Carine Amorim e Elaine Fruche, funcionárias do Poupatempo do Governo do Estado de São Paulo, também participaram do programa de treinamento. "Em breve, o Poupatempo irá levar essa tecnologia a cinco de seus postos. Por isso, estamos aqui para aprender mais do programa", detalhou Carine.

Nenhum comentário: