terça-feira, 29 de novembro de 2011

CÂMARA HOMENAGEIA O “PAI” DO TESTE DO PEZINHO

(28/11/2011 – 21h13)

Por iniciativa do vereador Gilberto Natalini (PV), a Câmara Municipal de São Paulo realizou, na noite desta segunda-feira (28), uma sessão solene para homenagear o médico Fernando José de Nóbrega, pioneiro da descrição da fenilcetonúria no Brasil. Graças aos estudos do médico, o diagnóstico da doença passou a ser feito nas crianças recém-nascidas. A adoção desse diagnóstico precoce criou o teste do pezinho, aplicado nas crianças para detectar inúmeras possíveis doenças.

“Qualquer homenagem que façamos, quantas forem, serão poucas pela importância do professor Fernando na medicina, pediatria, no ensino médico e em seu compromisso social. Já demos a ele o título de cidadão paulistano e agora estamos homenageando-o mais uma vez por sua pesquisa pioneira. Graças a seus estudos o Brasil pôde tratar a fenilcetonúria, que, se não tiver o acompanhamento devido, pode causar doença mental”, disse Natalini.

A tese de doutoramento do médico, apresentada junto ao Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina, discutia a prevalência da fenilcetonúria em crianças deficientes mentais. A incidência nessas crianças era 2,5 vezes maior do que a descrita em países onde se pesquisa adequadamente a entidade. Entre outras conclusões, propôs que o diagnóstico fosse feito ainda na fase de recém-nascido. Foi isso que fez com que os médicos lutassem pela implantação do diagnóstico precoce, dando, assim, origem à “lei do pezinho” que com o tempo, foi sendo estendida para outras doenças.

“Me sinto muito feliz, é uma satisfação, quando se tem mais de 20 anos de carreira (e eu já tenho um pouco mais que isso), saber que tem gente que leva a sério o trabalho que a gente realiza”, disse o homenageado.

A fenilcetonúria é uma doença genética caracterizada pelo defeito ou ausência da enzima fenilalanina hidroxilase. A doença é autossômica recessiva e afeta aproximadamente um em cada dez mil indivíduos da população caucasiana (branca). Praticamente todos os pacientes não tratados apresentam um QI inferior a 50.

Fonte: Câmara Municipal de São Paulo. (Grifos nossos.)

Nenhum comentário: