segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O que é Audiodescrição?

O Que é Audiodescrição

Audiodescrição é um recurso que funciona como um meio de inclusão social que permite as pessoas com deficiência visual assistirem a peças teatrais, filmes, programas de TV, musicais, óperas, entre outros tantos programas culturais e educacionais com um grau maior de entendimento, haja vista que a Audiodescrição transforma aquilo que é visto em narração.


O que a Audiodescrição Possibilita?

A Audiodescrição descreve através da fala, cenários, figurinos, expressões faciais, entrada e saída de personagens de cena, movimentos de dança e muitos outros detalhes que só podem ser captados pela visão, o que possibilita ao deficiente visual construir dentro de sua mente, em um contexto mais amplo, uma imagem geral do que ele está assistindo, lhe permitindo assim freqüentar sessões de cinema, teatros e exposições, lugares estes que não costumam receber este público por se utilizarem de fortes recursos visuais para a sua ambientação e a caracterização de seus personagens.

Contudo a nossa sociedade ainda possui muitas restrições para este público, o que acaba fazendo com que estas pessoas fiquem confinadas a espaços específicos como institutos ou lugares criados para deficientes visuais, privando-as das experiências mais comuns vividas em nosso dia á dia, fato este que torna o recurso da Audiodescrição ainda mais importante e necessário a nossa sociedade.

Como surgiu a Audiodescrição

A Audiodescrição surgiu no início dos anos 80 nos Estados Unidos e na Inglaterra.

A princípio era realizada de modo informal, quando os acompanhantes destes deficientes visuais descreviam para eles o que se passava, por exemplo, em um uma cena de filme de cinema. Porém isso atrapalhava estas pessoas que acabavam perdendo o enredo do filme devido a sua falta de preparo para lidar com uma situação deste tipo.

No Teatro, a Audiodescrição começou a aparecer em 1981, nos Estados Unidos, em Washington DC, no Arena Stage Theater, pelas mãos de Margaret e Cody Pfanstiehl. Eles iniciaram um serviço de Audiodescrição que promoveu a descrição de peças de teatro em mais de 50 casas de espetáculo até o final dos anos 80.

Na Inglaterra, essa prática também se iniciou nos anos 80, em um pequeno teatro chamado Robin Hood, na cidade de Averham, Nottinghamshire, onde foram feitas as primeiras peças narradas.

Norman King que era um dos mantenedores do teatro, ficou tão impressionado com esse novo sistema, que incentivou a Companhia de Teatro Real of Windsor a introduzir esse serviço em mais locais. Instalaram, então, o equipamento para a transmissão simultânea para a audiência no Teatro Real, em fevereiro de 1988, com a peça "Stepping Out". Hoje, há 40 teatros no Reino Unido que oferecem, regularmente, apresentações com Audiodescrição. É o país líder nesse setor, seguido pela França, com 5 teatros.

"O Andaime" foi a primeira peça comercial a contar com o recurso de audiodescrição realizada Brasil, foi representada no Teatro Vivo, em março 2007 a segunda peça foi a "A Graça da Vida", que estreou em junho de 2007 também no Teatro Vivo. O teatro dispõe de aparelhos de tradução simultânea e a audiodescrição é feita pelos voluntários do Instituto Vivo.

O cinema também tem se beneficiado com os recursos da Áudio - descrição no Reino Unido, a Chapter Arts Center, em Cardiff, foi a primeira a fazer uso do recurso com tradutores ao vivo.
A França, a Europa e os Estados Unidos, também já fazem parte dos países que trabalham com filmes com Audiodescrição.
Na televisão, o primeiro episódio envolvendo a audiodescrição aconteceu em 1983, na rede japonesa NTV.
Nos anos 80, algumas experiências também foram feitas na Espanha, mas foi nos Estados Unidos que a Audiodescrição decolou com programação produzida desde 1990 pela Media Access Group, o Descriptive Video Service.
Esse serviço é patrocinado por doações e fundações, produzindo cerca de 6 a 10 horas de programação com audiodescrição por semana, que fica disponível em 50% das residências nos Estados Unidos. Estas transmissões são possíveis devido à presença de um canal secundário de áudio, a tecla SAP (secondary audio programme).

Audiodescrição de Filmes Brasileiros

O primeiro filme brasileiro com audiodescrição foi "Irmãos de Fé", do Padre Marcelo, lançado em 2005.

Outros trabalhos também já foram feitos, como por exemplo, a Audiodescrição do filme “O Homem que Desafiou o Diabo”, da produtora LC Barreto, feita pela produtora PmkBrasil – Produção de Eventos, Propaganda e Marketing, o Clube do Silêncio, em Porto Alegre, que produziu alguns filmes curta-metragem, trabalhos de pesquisadores, como a professora Dra. Eliana Franco, da Universidade Federal da Bahia, e o professor Dr. Francisco Lima, da Universidade Federal de Pernambuco, bem como o Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência, o Festival Assim Vivemos , produzido por Lara Pozzobon.


Fonte: Audiodescrição PmkBrasil - Imagens que Falam

Nenhum comentário: