terça-feira, 8 de setembro de 2009

Mauricio de Sousa tem exposição no MuBE

Quem gosta da Turma da Mônica tem a oportunidade de conferir obras que extrapolam as histórias em quadrinhos. A exposição “Mauricio 50 Anos”, realizada para comemorar o cinqüentenário da carreira de Mauricio de Sousa, completos em 18 de julho, está no MuBE (Museu Brasileiro da Escultura) até 20 de setembro, em São Paulo.

Além de painéis que contam a história da carreira do cartunista, a exposição traz esculturas e novos quadrões, inspirados em clássicos, como A Última Ceia, de Leonardo da Vinci, e O Pensador, de Auguste Rodin. Também estão expostos quadrões já apresentados ao público, como Mônicalisa, releitura da obra Monalisa, também de da Vinci.

“Decidimos que a principal atração da exposição são as esculturas porque essa é uma forma de arte que ainda não havíamos trabalhado”, conta Sousa. Há ainda telas que passam algumas propagandas antigas protagonizadas pelos personagens da turma.

As comemorações não se resumem apenas à exposição. No dia 18 foi ao ar um documentário pelo canal de TV a cabo do grupo A&E, The Biography Channel, entitulado “Biography: Mauricio de Sousa”, que será reprisado nos dias 19, 22 e 23 de julho. Na Bienal do Livro de Rio de Janeiro, que vai de 10 a 20 de setembro, serão lançados o livro “Bidu 50 anos” e “Mauricio de Sousa Produções 50 anos”, que reúne tiras e cartuns da turma nos traços de outros desenhistas.

Serviço
Mauricio 50 Anos
Local: MuBE
Endereço: Avenida Europa, 218 – Jardim Europa
Data: 19 de julho a 20 de setembro.
Horário: De terça a domingo das 10h às 19h
Entrada gratuita
Informações: 11-2594-260 ou http://www.mube.art.br/

Esta foi uma das telas de que a Alê mais gostou quando visitamos a exposição, no dia 06 de Setembro.

Essa paródia de "Rosa e Azul", de Renoir, foi a tela favorita do Edu. Ele até brincou com Alê e com a nossa amiga Mara (que foi conosco): "Olha só vocês duas ali....Até o tipo de sapatinho tá parecido com o da Alê!"

Não podemos esquecer de mencionar o excelente tratamento dado pelo MUBE às pessoas com deficiência. Rampas de acesso facilitam o subir e descer pelas dependências do museu.

2 comentários:

Unknown disse...

ai q passeio gostosooo de vcs dois..q inveja...uhauhauhuhhua poxa queria ir tanto no parque da xuxa.. =[...
q sabe não vo um dia..

bjobjos meus amores!!!

Alessandra Frederico disse...

Rê!
Curtimos muito tudo o que se refere à Turma da Mônica, inclusive o Parque da Mônica.
O Parque da Xuxa é tão bom quanto....Vale a pena conhecer os dois. Se tiver chance de ir ao MUBE nesse final de semana, não perca! Todos os quadros são fantásticos!

Beijos!
Alê e Edu