quinta-feira, 10 de setembro de 2009

ANVISA - Bulas terão que ter letra maior e formatos especiais até 2011

- 09/09/2009 - 16:14



RIO DE JANEIRO - Novas bulas terão que apresentar letra maior, alerta para doping, e formato de perguntas e respostas, de acordo com a nova regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo a medida, publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, as bulas terão que ter "informações mais claras, linguagem objetiva e conteúdos padronizados".

Um dos pontos principais diz respeito à letra, que, além de ter tamanho mínimo de 10 pontos, deverá ter um espaçamento mínimo de 12% entre as linhas. Em caso de deficiência vsual, a bula deverá ser oferecida gratuitamente em formatos magnético, óptico ou eletrônico, tanto em áudio como em formato digital.

Algumas informações também passam a ser exigidas nas bulas, como, por exemplo, o alerta para atletas quanto à potencialidade de o medicamento ser detectado no exame anti-doping. Outra informação que também estará mais clara é a idade mínima com a qual o medicamento pode ser utilizado com segurança.

Segundo o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello, a ideia é melhorar a visibilidade dos textos e aumentar a compreensão, evitando "equívocos no momento da prescrição e utilização de medicamentos".

As regras, que estão em processo de revisão desde 2008, deverão ser adotadas em todas as bulas até o início de 2011.

Fonte: JB Online

Nenhum comentário: