terça-feira, 1 de setembro de 2009

Rio de janeiro acolhe pela primeira vez o Encontro Nacional do Centro de Vida Independente

28/08/2009 10:29:43



Entre os dias 26 e 28 será realizado o 8º Encontro Nacional do Centro de Vida Independente do Brasil (CVI). O tema do encontro é “A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e os Novos Paradigmas Sociais”. O 8º Encontro tem o objetivo de buscar novos meios de assegurar a igualdade dos direitos humanos e as liberdades essenciais para as pessoas com deficiência. Pela primeira vez o CVI – Rio será a sede do evento.

Fundada em 1988, por um grupo de deficientes, a ONG Centro de Vida Independente (CVI) está espalhada em vários lugares do país e desenvolve um trabalho de personalização das ações da pessoa com deficiência. Através de cursos e vários outros projetos a ONG busca a inclusão social dos deficientes na sociedade.

“Falta uma visão mais ampla, trabalhamos com a inclusão, queremos mostrar que a pessoa com deficiência pode se manter sozinha”, afirma Lilia Pinto Martins, presidente do CVI-Rio.

O encontro terá o apoio do CVI-Maringá-PR e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro. Essa secretaria faz parte da prefeitura da cidade e é responsável pela formulação da políticas públicas de atendimento à pessoa com deficiência e a execução de ações neste sentido. O Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Márcio Pacheco, participará da abertura e de uma palestra durante o evento.

Alguns objetivos específicos do encontro são debater e propor ações para a implementação e consolidação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, o desenvolvimento de políticas públicas, o acesso ao mercado de trabalho e a educação inclusiva.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário: