terça-feira, 12 de maio de 2009

Biblioteca de Igarassu (PE) reúne mais de 300 livros em Braile

A biblioteca especial funciona no centro histórico da cidade e recebe cerca de 120 pessoas por mês; acervo inclui grandes sucessos atuais, como o Código da Vinci

Da Redação do pe360graus.com

Em Igarassu, município da Região Metropolitana do Recife, funciona uma biblioteca especial com livros sem letras, nem gravuras. O acervo em Braile - sistema de leitura criado para portadores de deficiência visual - conta com mais de 300 títulos e recebe por mês a visita de cerca de 120 pessoas.

Em um prédio no centro histórico de Igarassu funciona a biblioteca municipal. Numa pequena sala, estantes cheias livros especiais. Os pontos gravados em alto relevo nas páginas brancas formam as palavras - conhecimento na ponta dos dedos.

O acervo foi criado há três por Luciano Lima. Aos 18 anos, ele sofreu um assalto. Um tiro lhe roubou a visão. A partir desse dia, ele passou a lutar para divulgar informação. “Quando o deficiente não pode vir à biblioteca, eu vou às casas deles levar livros, falar sobre o Braile”, conta o coordenador do espaço.

Todos os livros foram doados à biblioteca por instituições que trabalham com deficientes visuais. São edições para crianças, livros de história, ciências, literatura brasileira e grandes sucessos, como o Código da Vinci, foram transcrito para o Braile.

Um dos que Luciano Lima, mais gosta é o que fala sobre o período da gravidez. “Tenho uma filha de três anos e aprendi muito sobre a gravidez da minha esposa com esse livro”, lembra. “Aprendi a amar a criança antes de ela nascer”.

A biblioteca também oferece filmes e documentários. Mas o acesso à sala não é fácil para os deficientes visuais. O espaço fica na parte debaixo do prédio. Para chegar até o local, não há rampas - é preciso descer uma escadaria.

O diretor da biblioteca, Fernando Melo, diz que a escolha da sala foi feita pelos próprios deficientes. “Eles entendiam que esse era o espaço adequado para eles, porque fica próximo ao banheiro e à água, e porque eles ficam mais à vontade”.

De acordo com Fernando Melo, existe um projeto para facilitar o acesso dos deficientes à área do acervo em braile. “A rampa externa já está encaminhada para execução, e na parte interna, a gente estuda a melhoria da acessibilidade”, afirma.

A biblioteca municipal de Igarassu funciona das 7h às 21h.

Fonte: pe360graus

Nenhum comentário: