terça-feira, 19 de maio de 2009

SECRETARIA DE SAÚDE HUMANIZA TRATAMENTO A PORTADORES DE DEFICIÊNCIA MENTAL EM ITABAIANA (SE)

A Secretaria de Saúde e Saneamento realizou nesta segunda-feira (18), na Praça João Pessoa, a atividade denominada A Saúde Mental na Praça, uma mobilização que visa mostrar os trabalhos desenvolvidos pelos CAPS da cidade, onde os assistidos desenvolvem atividades artesanais, ao tempo em que recebem o tratamento necessário provando que é possível e mais digno cuidar em liberdade, sem segregar, nem excluir.

De acordo com a coordenadora Municipal de Saúde Mental, a psicóloga Ana Patrícia dos Santos Cruz, essa é a primeira vez que Itabaiana se engaja às atividades, a fim de mostrar à sociedade que o cidadão com transtorno mental não necessita ser temido. Os portadores de doença mental, os dependentes de álcool, drogas, eles não são pessoas que merecem ser tratados à margem da sociedade, mas podem e devem ser inseridos em âmbito igualitário, revelou Ana.

A psicóloga mostra, ainda, que distúrbios desse tipo acometem qualquer pessoa, independentemente de cor, raça, ou religião. Qualquer um pode ser submetido a essa condição. Os indivíduos não adquirem o transtorno, eles tem a predisposição de desencadeamento do quadro, que a partir do gatilho (situação que culmina no agravante) desperta a perturbação mental.

Itabaiana conta com uma rede de assistência psicossocial composta por quatro centros de atendimento: Centro de Atenção Psicossocial - CAPS I Renato Bispo de Lima, Centro de Atenção Psicossocial em Atenção ao álcool e drogas - CAPS AD Santo Onofre, Residência Terapêutica Morada da Serra e Centro de Saúde III (SESP), todos com equipe multidisciplinar para garantir o atendimento devido aos usuários.

Segundo o depoimento da usuária do CAPS I, a senhora Vera Lúcia da Silva, as atividades propiciam a quebra do tabu de que doentes mentais precisam ser temidos. Agora eu estou menos agressiva, meu humor está controlado, ressaltou.


Secom/PMI

Um comentário:

Anônimo disse...

hum que dupla charmosa,e mais linda, do brasil,nao sei quem éo mais gato se éo fabio demelo ou charita, nossa que homens em! vi o livro de voces cartas entre amigos. ouvi pelo um cd gostei. deus abençoe ps:poderia ter uma a lei que proibisse homens bonitoes,charmosos,lindos e gatos, gostosos. nao sou catolica mas admiro muito voces dois gatos. bjs