terça-feira, 12 de maio de 2009

A TARDE - Caderno Cultural deste sábado mostra a literatura para deficientes visuais

Na edição deste sábado do jornal A TARDE, o caderno Cultural vai em busca da seguinte pergunta: que meios os deficientes visuais utilizam para ter acesso ao universo literário? E descobre que, graças à tecnologia que já avançou a níveis não imaginados, os cegos não se privam mais de uma boa leitura. De Clarice Lispector a Dan Brown, de um texto clássico a leitura de um mapa, os cegos ou portadores de deficiência visual moderada ou grave podem ter acesso a tudo, ainda que não tenham ninguém que enxergue bem para auxiliá-los na tarefa.

Além da bibliografia em braile, hoje já são populares softwares que lêem os textos da tela do computador e os audiolivros, ou livros falantes, que podem ser gravados em cabines especiais, reproduzindo o conteúdo dos impressos. Assim, hoje eles podem se atualizar até através da leitura de revistas semanais, como as que são distribuídas pela Fundação Dorina Nowill para instituições de todo o País, inclusive a Biblioteca Pública do Estado.

O leitor vai ver o que avançou no Sistema Braille, criado há quase dois séculos e que hoje já é usado até para ilustrar, provocando uma nova revolução na literatura infantil. Também vai conferir a crítica do professor de Cinema da Ufba, André Setaro, sobre a adaptação de Fernando Meirelles do romance de José Saramago "Ensaio sobre a cegueira".

Fonte: A TARDE ON LINE - 12 de Maio de 2009

Nenhum comentário: