quarta-feira, 6 de maio de 2009

Aprofundamento para Surdos

Aprofundamento para Surdos

'Mãos que evangelizam': 10 anos sinalizando o Evangelho
Lilian Andrade

Gestos delicados com as mãos, olhar atento e ouvido aguçado. É assim que Lilian Andrade, coordenadora do projeto "Mãos que Evangelizam", fica quando está traduzindo em sinais o que os ouvidos dos surdos não conseguem entender.

Criado em maio de 1999, durante o Acampamento de Oração "Valei-me, São José", a iniciativa faz o trabalho de interpretação de pregações, de Santas Missas, acampamentos e programas transmitidos pela TV e Internet do Sistema Canção Nova de Comunicação.

Além disso, oferece cursos de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) e de formação de intérpretes, atendimento fonoaudiológico e catequese especial de Primeira Comunhão e Crisma. Hoje, há uma filial do projeto na Casa de Missão de São José do Rio Preto (SP).

Confira a entrevista do cancaonova.com com Lilian, que vai falar sobre as dificuldades do trabalho e as conquistas alcançadas nestes 10 anos de missão.

cancaonova.com: Como é para você comemorar os 10 anos desta iniciativa?



Lilian Andrade: A Canção Nova é pioneira neste trabalho de evangelização pelos meios de comunicação, então, completar 10 anos de história é muito gratificante. É maravilhoso saber que milhares de pastorais de surdos foram criadas a partir desse trabalho e que muitas pessoas conheceram Jesus por meio de nós.

cancaonova.com: Quais são os principais frutos desse período?

Lilian: Nestes 10 anos nós vimos que muitos surdos, depois da experiência que tiveram com o 'Mãos que evangelizam' de conhecer Jesus, se desenvolveram e montaram pastorais. Pessoas que, a princípio, vieram aqui apenas por curiosidade para conhecer essa língua, hoje, são missionárias; ensinam outras pessoas. Temos funcionários surdos na Fundação João Paulo II, temos sacerdotes. Graças a Deus, são muitos frutos!

cancaonova.com: Qual é o desafio de trabalho, no dia-a-dia, na evangelização dos surdos?

Lilian: A maior dificuldade é se manter atualizada na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Assim como a Língua Portuguesa passou pela Reforma Ortográfica e teve mudanças, a Libras também estão sempre em constante modificação. Manter-se em dia com a vida de oração também é um desafio.

cancaonova.com: O som ajuda a passar de forma mais 'concreta' as sensações. Como transmitir isso apenas em sinais?

Lilian: Com a expressão facial e do corpo. A expressão é um instrumento como o timbre da nossa voz. Quando tristes falamos mais baixo; quando alegres, mais alto. Para mostrar isso aos surdos os gestos são muito importantes. Ele é capaz de sentir toda essa "vibração" simplesmente por ver como estão a nossa sobrancelha, os lábios, a posição do corpo. Tudo isso comunica!

cancaonova.com: Com o trabalho de evangelização dos surdos, o que mudou na sua própria evangelização?
Lilian: A minha forma de ver o mundo foi o que mais mudou. Modifiquei a forma de tratar as pessoas, de conviver com a minha família. Estou há cinco anos trabalhando com o 'Mãos que evangelizam' e o Senhor fez uma grande obra em mim.

cancaonova.com: Dez anos já foram completados. Quais são os projetos do 'Mãos que evangelizam' para inovar esse trabalho que ainda é pouco difundido no país?

Lilian: Temos muitos projetos, mas a nossa meta principal agora é nos tornarmos uma referência no quesito social, na inclusão profissional do surdo. Já demos início nisso na Fundação João Paulo II – mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação –, há vários alunos nossos trabalhando na empresa. Queremos transformar homens novos para um mundo novo capacitando-os profissionalmente também.

cancaonova.com: O que os cristãos podem fazer para incluir os surdos na sociedade e ajudá-los, tendo em vista que ainda existe bastante preconceito com os deficientes?

lilian: O trabalho do cristão é amar acima de qualquer coisa. Ou seja, ele tem que abolir qualquer tipo de segregação e de separação por preconceito. Precisamos olhar os deficientes como seres humanos comuns. Quando olhamos a limitação do outro, nós é que estamos sendo limitados.

cancaonova.com: Qual mensagem você deixa para os sócios da Canção Nova, que tornam possível essa iniciativa com os surdos?

Lilian: Eu quero agradecer muito a cada sócio evangelizador que acredita na Canção Nova. Se ele não existisse, essa obra de evangelização também não existiria, muito menos o "Mãos que Evangelizam". Muitas pessoas não teriam conhecido Jesus. Eu quero dizer a cada sócio que continue contribuindo. E aqueles que também se sentem tocados com a evangelização com os surdos que venham nos procurar.

Contato: (12) 3186 2600
E-mail: maos@cancaonova.com
Blog: blog.cancaonova.com/maosqueevangelizam



--------------------------------------------------------------------------------

Participe do Aprofundamento para Surdos, na sede da Canção Nova, de 22 a 24 de maio!

--------------------------------------------------------------------------------


Fonte:http://www.cancaonova.com/portal/canais/eventos/novoeventos/cobertura.php?tit='Mãos%20que%20evangelizam':%2010%20anos%20sinalizando%20o%20Evangelho;&cod=2305&en=143

Nenhum comentário: