terça-feira, 7 de abril de 2009

Quem não tem Carteira de Livre Acesso vai pagar para andar de ônibus

Muita gente deixou para buscar a carteira no plantão montado pelo Grande Recife Consórcio de Transporte neste fim de semana; quase 10 mil carteiras ainda aguardam seus donos

Da Redação do pe360graus.com

Recife - PE - A partir desta segunda-feira (6), os portadores de deficiência que não apresentarem a nova Carteira de Livre Acesso não vão ter direito a andar de graça nos ônibus. Muita gente deixou para buscar a carteira no plantão montado pelo Grande Recife Consórcio de Transporte neste fim de semana.
Cerca de 760 carteiras foram entregues no último domingo (5), das 11 mil que estavam prontas. A gerência do Consórcio Grande Recife, na Boa Vista, funcionou das 8h ao meio dia.
Fila grande e muitas reclamações no último dia de validade da carteira antiga. “Independente de ter vindo antes ou não, cadê a dignidade da pessoa especial?”, questiona a dona de casa Sandra Carvalho. “A gente fica aqui no sol, nessa fila enorme”.
O motorista Osair Vilar faz coro à reclamação. “Pedi minha carteira em agosto do ano passado, já vim várias vezes, e de repente dizem que é o último dia”, conta. “Vim de Jaboatão, cheguei às 6h40 e não sei se vou conseguir pegar minha carteira”.
O gerente comercial do Consórcio, Marco Ventura, explicou que as carteiras são solicitadas nas prefeituras, que encaminham o pedido à secretaria Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead). A Sead repassa, então, os documentos para o consórcio, que confecciona as carteiras.
Segundo ele, algumas solicitações não foram repassadas, o que explicaria o atraso na entrega de algumas carteiras. “Se a documentação não chegou até o Consórcio, não temos como confeccionar a carteira”, afirma. “Pedimos que os portadores de alguma deficiência entrem na internet ou liguem para o 0800-081-0158 antes de vir, para saber se a carteira já está pronta”.
A dona de casa Maria da Conceição Costa chegou cedo e saiu satisfeita, com a carteirinha na mão. “Consegui, cheguei de seis horas, peguei minha carteirinha e não vou pagar mais passagem”, comemora.
As Carteiras de Livre Acesso podem ser retiradas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.




Fonte: PE360graus

Nenhum comentário: