sábado, 11 de abril de 2009

Guia Brasil Para Todos – Um roteiro turístico e cultural para pessoas com deficiência

Bradesco patrocina guia de turismo para pessoas com deficiência


06/04/09

O Banco Bradesco é patrocinador do Guia Brasil Para Todos – Um roteiro turístico e cultural para pessoas com deficiência, de Andrea Schwarz e Jaques Haber, os mesmos autores do Guia São Paulo Adaptada, lançado em 2001.

Trata-se do primeiro guia de turismo a incluir e avaliar a acessibilidade das atrações, hotéis e restaurantes de 10 capitais brasileiras. As avaliações foram feitas por portadores de deficiência em cada uma das capitais, que visitaram todos os estabelecimentos, acompanhados de um jornalista.

De Manaus às cidades do Nordeste (Fortaleza, Recife, Salvador), passando pelo Brasil central (Brasília), Sudeste (Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo) e o Sul do país (Florianópolis e Curitiba), o Guia Brasil Para Todos inclui indicações de hotéis que oferecem unidades adaptadas, informações sobre as condições de acessibilidade de restaurantes, bares e roteiro de compras, orientação para aprimorar o atendimento ao turista com deficiência e orientação de como promover a acessibilidade de estabelecimentos comerciais. Tudo isso, de maneira construtiva, seja valorizando as ações implementadas seja também apontando as insuficiências.

Mais do que um material orientador para os portadores de deficiência, o guia traz para o debate público o tema acessibilidade para o lazer e o turismo. Segundo informações oficiais, 14,5% da população brasileira é deficiente, cerca de 30 milhões de brasileiros, aos números de hoje. Pessoas que não vivem só de trabalho, mas viaja, consome e, por falta de informação, se arrisca muito.

Fonte: www.gife.org.br
Acesse ainda: http://www.brasilparatodos.com.br/
Saiba como receber o Guia: http://www.brasilparatodos.com.br/recebaseuguia.php

Nenhum comentário: