O governador José Serra, a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella e o secretário da Gestão Pública, Sidney Beraldo, entregaram nesta quarta-feira, 7, os novos Terminais de Acessibilidade do e-poupatempo que serão instalados em cinco Postos do Poupatempo. Os novos terminais vão possibilitar a cidadãos com deficiência a utilização de serviços públicos por meio da internet. "Hoje inauguramos um tipo de inovação. Uma sala onde pessoas com deficiência têm acesso a equipamentos e softwares que possibilitam que elas se movimentem em relação aos serviços públicos", afirmou o governador José Serra.
Os cinco novos terminais estão sendo instalados nas salas e-poupatempo dos Postos Itaquera, Santo Amaro, São Bernardo do Campo, Ribeirão Preto e Campinas Shopping. O atendimento será feito a exemplo do realizado, desde 2005, no Poupatempo Guarulhos, com equipamentos instalados junto aos terminais de atendimento convencionais. De acordo com Serra, a ideia e estender os terminais de acesso universal às outras unidades do Poupatempo. Todos os atendentes do e-poupatempo receberam treinamento específico para a utilização dos softwares e equipamentos dos terminais. "As pessoas com deficiência podem ter acesso a, por exemplo, nota fiscal paulista e uma série de serviços do governo que não conseguem num sistema normal de computadores, às vezes, trabalhar direito", disse o governador.
Com a implantação desses novos Terminais de Acessibilidade, o Poupatempo promove a inclusão digital por meio dos serviços públicos eletrônicos, garantindo aos cidadãos com deficiência o direito de acesso a esses serviços e adequando as instalações das salas e-poupatempo à Lei de Acessibilidade e à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU).
A Secretária Linamara destacou que "ao assegurar que um equipamento como este possa ser utilizado por pessoas com deficiência, estamos garantindo a acessibilidade e de construção de uma sociedade para todos. Agora as pessoas com deficiência estão efetivamente incluídas, usando o espaço, os mesmos equipamentos, com algumas adaptações, convivendo e ensinando a população a respeitar as diferenças e garantir os direitos humanos".
Equipamentos e funcionalidades
O Terminal de Acesso Universal se parece com uma estação de trabalho convencional, ao lado dos demais computadores disponíveis, para que a população realize serviços públicos eletrônicos nas salas e-poupatempo. Entretanto, logo é possível notar que o monitor é maior que os demais: uma tela LCD de 19 polegadas, com braço móvel que permite seu ajuste em qualquer direção, para atender às necessidades de diversas deficiências.
A mesa em que o equipamento está instalado permite ajuste vertical e não possui fechamento inferior, possibilitando a aproximação e encaixe de cadeira de rodas. Cada estação dispõe de um fone de ouvido para uso do software leitor de tela com privacidade, no volume desejado, sem interferência nos demais atendimentos da sala, bem como de um dispositivo para o teclado chamado de colméia - uma capa acrílica para o teclado, com "furos" correspondentes a cada tecla, para o correto encaixe dos dedos, o que impede que as teclas sejam pressionadas simultaneamente de maneira involuntária por quem tem restrição motora.
Além dos programas tradicionais, necessários para acesso à internet, os novos terminais contam com software leitor de tela, que se comunica com o usuário mediante síntese de voz, viabilizando seu uso por pessoas com deficiência visual por meio de teclado comum.
Outro programa, integrado a uma webcam de alta definição, permite que usuários comrestrição de mobilidade nos membros superiores usem o computador apenas com movimentos da cabeça e da face. Após calibragem com o rosto do usuário, o software gratuito - criado por um grupo de robótica da Universidade de Lleida, na Espanha - detecta seus movimentos e os transmitem para o computador pela webcam, permitindo o manuseio do computador como um mouse sem fio. Este programa também permite que o cidadão interaja com o teclado do microcomputador, acessando, com a ponteira do mouse, o teclado virtual do Windows.
Acessibilidade como padrão de atendimento
Os projetos dos Postos Poupatempo contemplam rampas e elevadores quando necessário - como no caso do Poupatempo Itaquera. A informação sobre os serviços está disponível por folhetos nos Postos, onde também pode ser explicada pelos Orientadores ao Cidadão, na internet e pelo teleatendimento, e em cada Poupatempo há equipes de atendentes capacitados para o atendimento à pessoa com deficiência, inclusive em Linguagem Gestual.
"O conceito de atendimento do Poupatempo tem como princípio que todos são iguais sem distinção de qualquer natureza. Assim, o Programa trabalha buscando o acesso universal em seus Postos, preocupando-se com a acessibilidade arquitetônica, da informação e da comunicação", disse o secretário Sidney Beraldo, que acrescenta que o serviço público está se preocupando cada vez mais em fazer uma boa gestão destas questões para prestar um atendimento mais adequado a essa parcela significativa da população.
Segundo dados do IBGE (Censo de 2000), mais de 24,6 milhões de pessoas no Brasil têm algum tipo de deficiência. Somente no Estado de São Paulo, são mais de 4,2 milhões, sendo que 2,6 milhões têm deficiência visual.
Sobre o e-poupatempo
Criado em 2001 como uma inovação aos já existentes métodos de prestação de serviços públicos, o e-poupatempo é um programa voltado ao acesso e ao estímulo para a realização de serviços pela internet. As salas contam com atendentes treinados para auxiliar o cidadão de modo que ele próprio faça o manuseio do equipamento, e também para acompanhar todo o processo e identificar as dificuldades e barreiras encontradas pelo cidadão.
Todos os dados coletados nas salas são analisados, proporcionando informações importantes para que os responsáveis pelos serviços conheçam o perfil dos cidadãos e em que pontos eles têm maiores dificuldades para a utilização dos serviços. Desde sua criação, o e-poupatempo já realizou mais de 4 milhões de serviços públicos eletrônicos. Entre os mais de 2 mil serviços disponibilizados nas salas, os destaques são: licenciamento de veículos, cadastro nos sistemas do Emprega São Paulo e da Nota Fiscal Paulista, emissão de Atestado de Antecedentes Criminais e 2ª via de contas de consumo, registro de Boletim de Ocorrência, consulta a multas e pontuação da CNH.
Fonte: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência in Deficiente Alerta
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