quinta-feira, 12 de novembro de 2015

SP terá sessão especial de cinema para crianças com autismo


Sessão será exclusiva para crianças e seus familiares.

(Foto: José Neto – Fotografia Criativa)Os pais de crianças com autismo lutam diariamente para a inclusão dos filhos na sociedade, mas o preconceito faz com que muitas crianças fiquem mais tempo do que deveriam dentro de casa sem fazer coisas saudáveis e corriqueiras como brincar no parquinho da praça, por exemplo.

Foi pensando nisso que um grupo de pais na internet chamado TEApoio (Transtorno do Espectro Autista) decidiu organizar uma sessão exclusiva de cinema para essas crianças e seus familiares. “Muitos pais neste grupo comentaram que nunca tiveram a oportunidade de levar os filhos ao cinema. Foi aí que surgiu a ideia da sessão especial”, diz a gerente de RH Vanessa Lamego de Almeida, 35. Ela, que é mãe de Gustavo, 6, que tem autismo leve e é um frequentador assíduo de cinemas.

Ela comenta que para algumas crianças com autismo não é fácil ir ao cinema convencional. “Algumas delas têm hiperatividade, sensibilidade auditiva e visual e ir a uma sessão tradicional é algo bastante complicado. Além disso, a escuridão, o som alto e a necessidade de permanecer sentado e em silêncio durante o filme faz com que muitas famílias não levem os filhos com autismo ao cinema convencional”, comenta.

Vanessa conta que neste evento haverá alguns diferenciais do que a sessão normal. A sala estará iluminada, o som será mais baixo e não haverá trailer no início do filme.

“As crianças e seus acompanhantes vão poder entrar e sair à vontade da sala, coisa que as pessoas não sentem à vontade para fazer  em uma sessão normal”, comenta.

Mãe de gêmeos de seis anos com autismo, a fisioterapeuta Mariana Moreira Alckmin Azevedo, 36, vai levar os filhos pela primeira vez ao cinema. “Nunca levei pois não tinha coragem de levar com medo de atrapalhar as outras pessoas e criar uma situação constrangedora”, comenta Mariana, que vai acompanhada do marido.

Ela conta que os gêmeos estudam em uma escola regular, mas têm acompanhante de uma terapêutica em sala de aula. “Foi muito difícil achar uma escola inclusiva. Demorei dois anos pois as pessoas têm preconceito. Acham que a criança autista é violenta, agressiva, mas é o contrário. São ingênuos e muito carinhosos”, diz Mariana, que descobriu o autismo quando os meninos tinham quase dois anos.

Ela faz parte de grupos virtuais de pais com crianças autistas que se ajudam e fazem encontros para trocar experiências. “Será uma oportunidade incrível pois ninguém vai olhar torto se a criança se levantar no meio do filme. Todos vão entender”, diz.

A sessão especial trará o desenho Hotel Transilvânia 2, que será exibido no dia 15 de novembro, às 10h30, no cinema do UCI Cinema do Shopping Anália Franco, na zona leste de São Paulo.

A sessão custará R$ 20 por pessoa com direito a ingresso e combo com pipoca e refrigerante. Os interessados, explica Vanessa, devem garantir os ingressos antecipadamente.





Nenhum comentário: