quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Biblioteca do Centro Cultural São Paulo possui o maior acervo Braille do Brasil

Planejada e equipada para atender os usuários com deficiência visual, reúne 6.159 títulos, entre livros em braille e audiolivros, além de computadores com programas específicos para a acessibilidade dos usuários. O acervo inclui obras didáticas e paradidáticas para alunos do ensino fundamental, médio e universitário, literatura infanto-juvenil, obras de ficção, com clássicos da literatura brasileira e portuguesa e periódicos falados.

Os empréstimos são feitos para os inscritos na biblioteca ou por meio de parceria com os Correios, que envia o material solicitado para qualquer cidade do Brasil. Para isso, é necessário que o deficiente visual seja cadastrado na Biblioteca e resida fora da cidade de São Paulo. A solicitação deve ser feita por telefone ou carta. A Louis Braille também atua como editora, produzindo livros em braille e audiolivros.

A Biblioteca Braille (nomeada Biblioteca Louis Braille desde 2008) foi idealizada por Dorina Nowill e viabilizada, em 1947, por Lenyra Fraccarolli, que na época era diretora da Biblioteca Infantil (atual Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato). No início, destinava-se especialmente ao público infantil, possibilitando, pela primeira vez no país, o acesso de crianças cegas a uma biblioteca. Com o sucesso da iniciativa e a demanda crescente, as atividades de transcrição aumentaram e se diversificaram, passando a incluir obras literárias e didáticas.

Em 1986, a Braille foi transferida para o Centro Cultural São Paulo, principalmente porque a nova localização garantiria mais acessibilidade aos usuários. Além da leitura, a Biblioteca oferecia às crianças diversas atividades de integração e vivência artísticas, como teatro, dança e música. A partir de 2003, a Braille passou a oferecer também acesso à Internet por meio do projeto Abrindo os olhos, que, em parceria com a IBM, disponibilizou 17 computadores adaptados.

Centro Cultural São Paulo
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso - CEP 01504-000 - São Paulo – SP
O acesso pelo metrô é a maneira mais fácil de chegar ao Centro Cultural São Paulo. Localizados junto à estação Vergueiro, linha azul (norte-sul).
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 19h; sábados e feriados, das 10h às 18h. (A entrada é permitida até 30 minutos antes do fechamento)
Informações: 3397-4088 ou pelo e-mail bibliotecabraille@prefeitura.sp.gov.br

Nenhum comentário: