segunda-feira, 15 de setembro de 2025

FLIPED: São Paulo realiza a 1ª Feira Literária da Pessoa com Deficiência no CCSP, de 19 a 21 de setembro

A cidade de São Paulo recebe, de 19 a 21 de setembro de 2025, a 1ª Feira Literária da Pessoa com Deficiência (FLIPED), no Centro Cultural São Paulo (CCSP), na Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade. O evento é inédito e nasce com a missão de promover a produção literária de pessoas com deficiência e valorizar obras que abordem acessibilidade, diversidade e direitos. Prefeitura de São Paulo+3Eficientes+3Prefeitura de São Paulo+3


O que vai rolar

Segundo a divulgação oficial, a programação reúne lançamentos de livros, rodas de conversa, oficinas, sessões de contação de histórias, encontros com autores e exposição de editoras, com atividades gratuitas e abertas ao público.

Além da curadoria de atividades, a FLIPED se estruturou desde junho com chamamento público para participação de autores(as), editoras, coletivos, livrarias e facilitadores(as), reforçando o compromisso com uma cena literária plural.

Acessibilidade no centro

A organização destaca que os espaços e atividades devem contar com recursos de acessibilidade — como interpretação em Libras, audiodescrição, mediação inclusiva e infraestrutura acessível para pessoas com mobilidade reduzida —, prática alinhada à proposta de protagonismo de pessoas com deficiência na cadeia do livro e da leitura.

Quem realiza

A FLIPED é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura


Serviço

  • Evento: 1ª Feira Literária da Pessoa com Deficiência – FLIPED

  • Quando: 19, 20 e 21 de setembro de 2025 (sexta a domingo)

  • Horários ao público:

    • 19/09 (sexta): 14h às 20h

    • 20/09 (sábado): 10h às 20h

    • 21/09 (domingo): 13h às 19h

  • Onde: Centro Cultural São Paulo (CCSP) — Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo/SP 

    Texto produzido com inteligência artificial.
    Autor responsável: José Eduardo Thomé de Saboya Oliveira.
    Colaboração: Eliana Aparecida Conquista.

Um comentário:

Alessandra Frederico disse...

Farei o possível para ir no domingo