segunda-feira, 27 de maio de 2013

Encontrado remédio que reverte Alzheimer: testes em ratos deram certo



Uma droga usada no tratamento de determinados tipos de câncer conseguiu reverter os problemas de memória de ratinhos com Alzheimer.
A boa nova vem da Universidade de Pittsburgh, nos EUA, responsável pelo estudo.
A eficácia é do remédio bexarotene, usado para combater o linfoma da pele, no tratamento da doença de Alzheimer.
A substância ajudou a melhorar  memória porque eliminou as placas amiloide do cérebro dos ratinhos com a perturbação genética de Alzheimer. 
As placas amiloide são fragmentos tóxicos de proteínas que parecem prejudicar o funcionamento dos neurónios.
O bexarotene é um composto relacionado com a vitamina A que ativa os receptores X retinóides (RXR) que se encontram em todo o corpo humano, incluindo nos neurónios.
Assim que são ativados, estes receptores regulam a expressão dos genes que controlam vários processos biológicos, incluindo a tendência genética para desenvolver certas doenças.
“Verificamos que os ratinhos recuperaram rapidamente as capacidades cognitivas que tinham perdido ( em apenas 10 dias) e confirmamos a redução das placas amiloide no fluído que rodeias as células cerebrais, embora o medicamento não tenha eliminado totalmente as placas”, explica a coautora Iliya Lefterov .
O tratamento com bexarotene não afetou o peso dos animais, nem o seu comportamento, e foi igualmente eficaz nos indivíduos dos sexos masculino e feminino.
“Acreditamos que estas novas conclusões revelam provas sólidas de que o bexarotene pode ser uma opção terapêutica para a doença de Alzheimer,” disse uma das autoras, Rada Koldamova, professora da universidade de Pittsburgh.
Na pesquisas, os ratinhos com a mutação genética da doença de Alzheimer, tiveram desempenhos idênticos aos de ratinhos sem a doença, durante a realização de testes cognitivos.
Os testes envolveram exercícios de orientação especial e exercícios de memória de longo prazo.
 
Fonte: Só Notícia Boa - Com informações do Boas Notícias.

Nenhum comentário: