quarta-feira, 29 de maio de 2013

Mães criticam falta de tratamento para superdotados na educação


Superdotados, ou altos habilidosos, são incluídos no rol de alunos com necessidades especiais no ambiente escolar. Entretanto, mesmo com direitos garantidos pela constituição federal, pessoas que já estiveram nessa situação e pais de crianças com essas condições ainda lutam para a implementação de uma política pública específica. No âmbito municipal, isso pode ser alcançado através do Projeto de Lei 352 de 2012, que passou por audiência pública nesta quarta-feira.
Ana Lucia Fanganiello é mãe de duas crianças com altas habilidades e diretora de escola infantil. Ela vê dificuldades em ambas as fases do processo. Como mãe, ela teve duas vezes negado o pedido de aceleração do processo educativo das filhas, mecanismo previsto pelo Ministério da Educação. Na vida profissional, ela reconhece que há uma “cadeia de desinformação”, que inclui professores sem capacidade de identificar os alunos com essas características e diagnósticos errôneos de dislexia e déficit de atenção.
Ada Toscanini, presidente da Associação Paulista para Altas Habilidades/Superdotação, contou que alguns pais chegam a ser orientados para “não estimular” a inteligência do filho. “Pedem para eles fazerem a criança brincar em vez de comprar livros. Mas ler pode ser brincar”, argumentou. Para ela, a maneira com que a maioria das escolas lida com os superdotados não é justa com quem possui altas habilidades. “Essas crianças vivem esperando que os outros cheguem,  isso não respeita a individualidade delas”, disse.
O vereador Reis (PT), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes, reconheceu que a causa dos altos habilidosos é justa. Ele sugeriu que os participantes da audiência pública buscassem os autores do projeto e pedissem a eles que houvesse prioridade na sua tramitação. Como o vereador Eliseu Gabriel (PSB) está licenciado (ele é o atual Secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho), a coautora da proposta, Edir Sales (PSD), poderá dar o melhor encaminhamento à questão, segundo Reis.
Fonte: Câmara Municipal de São Paulo - 29/05/2013 - 15h29min.

Nenhum comentário: