sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Córnea Sintética de Israel Restaura a Visão de Homem Após 10 Anos de Cegueira

Cientistas de Israel alcançaram um feito emocionante: implantaram com sucesso uma córnea sintética, chamada CorNeat KPro, que permitiu que um homem de 78 anos, cego há cerca de 10 anos, voltasse a enxergar ao fim da cirurgia. Logo após a remoção dos curativos, ele já conseguiu ler textos simples e reconhecer familiares.

Desenvolvida pela startup CorNeat Vision, essa córnea é completamente sintética e não demanda doadores — é feita de um material não degradável e poroso, com uma saia que se integra à parede ocular e estimula o crescimento celular natural.

A cirurgia foi realizada pelo Professor Irit Bahar, do Rabin Medical Center, em Israel, e o procedimento foi descrito como relativamente simples — com duração inferior a uma hora — e com resultados surpreendentes. O invento também já recebeu autorização para início de testes clínicos com mais pacientes e deve seguir agora por etapas até conquistas de regulamentações como o CE Mark, FDA e na China.

Este avanço representa uma nova esperança para milhões de pessoas com cegueira relacionada à córnea — sobretudo em locais onde a doação de órgãos é escassa ou inviável.


Links úteis para saber mais:

Nenhum comentário: