quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Governo investirá R$ 70 mi em pessoas com deficiência


Recursos serão destinados para área de saúde com a criação de 66 novos serviços

Pleno.News - 03/12/2019 11h24


Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta Foto: DivulgaçãoO ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou nesta terça-feira (3), novas medidas que serão tomadas pelo governo no cuidado com a saúde das pessoas com deficiência. A divulgação, que marcou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, trouxe a criação de 66 novos serviços de odontologia e ortopedia com o repasse de R$ 70,1 milhões para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o Ministério da Saúde, dos 66 novos serviços lançados, serão 20 Centros Especializados em Reabilitação (CER), 8 Centros Especializados para Pacientes com Doenças Raras, 7 Oficinas Ortopédicas e 31 Centros Odontológicos (CEO). O ministro também anunciou que serão lançados dois guias para orientar os profissionais que atuam no cuidado de pessoas com deficiência.

+ Pesquisa aponta que síndrome pode ser causadora de autismo
+ Expectativa de vida sobe para 76,3 anos entre os brasileiros
+ Alckmin dá dicas de saúde na TV e web brinca: 'Blogueirinho'
O primeiro deles será o Guia de Órtese e Prótese, que trará orientações necessárias à adoção das melhores práticas relativas às etapas de prescrição, concessão, adaptação e manutenção das Órteses e Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM). O objetivo da publicação é proporcionar maior segurança e efetividade na atenção à saúde da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida.

O segundo guia será o de Saúde Bucal, que vai focar nas deficiências que possuem o maior número de demandas nos consultórios odontológicos, como a deficiência intelectual, demência, Doença de Parkinson, paralisia cerebral, Síndrome de Down e Transtorno do Espectro do Autismo. O material vai trazer as condições bucais mais comuns nesses pacientes, além de orientar sobre o uso de meios que facilitem a higienização bucal e que promovam a prevenção de problemas odontológicos.

Fonte: Pleno.News

Nenhum comentário: