quinta-feira, 12 de julho de 2018

Teclado do Google ganha digitação por Código Morse; veja como usar


REDAÇÃO OLHAR DIGITAL 
11/07/2018 18H03

O Gboard ganhou o suporte a digitação por Código Morse no iPhone e no Android. A novidade foi desenvolvida pelo Google em parceria com a especialista em tecnologia assistiva Tania Finlayson para tornar a digitação em smartphone mais acessível para as pessoas com deficiência. O recurso está disponível apenas no idioma inglês, mas possui sugestões de palavras em português.

Criado por Samuel Morse em 1825, o Código Morse é um sistema que usa sinais codificados para representar letras, algarismos e pontuação. Tudo é transmitido através de sequências de pontos curtos, longos e espaços. A introdução dessa linguagem no GBoard foi feita em parceria com Tania Finlayson, que nasceu com paralisia cerebral e usa o código para se comunicar desde os anos 80. A especialista é co-desenvolvedora do TandemMaster, um dispositivo criado com a ajuda do seu irmão para interagir com o mundo.

Para usar o Código Morse no GBoard, é preciso ter o idioma Inglês dos Estados Unidos instalado no celular. No entanto, foi possível usar o teclado com sugestões em Português do Brasil em testes feitos pelo Olhar Digital. Para ajudar as pessoas a aprenderem a aprenderem a linguagem, o Google criou este jogo para celulares e computador.

Veja matéria completa no OLHAR DIGITAL

Nenhum comentário: