quinta-feira, 17 de maio de 2018

Garoto Autista Construiu Réplica do Titanic Usando Peças de LEGO


A maior réplica de Lego do Titanic foi construída ao longo de 700 horas – 11 meses – por um menino de 10 anos de Reykjavik, na Islândia, que está no espectro do autismo.

Brynjar Karl Bigisson, agora com 15 anos, construiu a réplica com 56.000 peças de Lego. Ela tem 8 metros de comprimento e 1,5 metro de altura.

Brynjar se lembra de brincar com Legos por horas, quando tinha 5 anos. “Às vezes eu construía com base em manuais de instruções e, às vezes, usava minha própria imaginação”, disse ele.

Na época, ele era obcecado por trens, mas isso mudou quando seu avô, Ludvik Ogmundsson, o levou para pescar em um barco, despertando interesse e apreço pelos navios. Até o momento Brynjar tinha 10 anos e sabia tudo o que havia para saber sobre o Titanic.

Quando viajei com a minha mãe para a Legoland na Dinamarca e vi pela primeira vez todos os fantásticos modelos de casas famosas e aviões, locais e navios, eu provavelmente comecei a pensar em fazer o meu próprio modelo de Lego. Assim que fiz 10 anos, comecei a pensar em construir um modelo do Titanic em Lego do tamanho de um personagem de Lego”, disse Brynjar.

O projeto foi algo de família, com o avô Ogmundsson, um engenheiro e a mãe Bjarney Ludviksdottir ajudando. Ogmundsson reduziu o modelo original do Titanic para o tamanho Lego e ajudou a descobrir quantos pequenas peças do brinquedo seriam necessárias para criar o modelo.

Ludviksdottir serviu como sua líder de torcida pessoal. “Se ela não tivesse apoiado o projeto dos meus sonhos, nunca teria sido uma realidade”, disse Brynjar.

Doações de familiares e amigos permitiram que ele comprasse todas as peças de Lego.

Brynjar diz que ele foi capaz de abraçar seu autismo através da construção da réplica do Titanic.

Antes de iniciar o projeto, ele teve dificuldade em se comunicar, o que, segundo ele, o deixou infeliz e solitário. Agora, ele tem confiança e está dando entrevistas sobre sua realização.

“Quando comecei o processo de construção, eu tinha uma pessoa me ajudando na escola em cada passo que eu dava, mas hoje estou estudando sem nenhum apoio. Minhas notas aumentaram e meus colegas de classe me consideram como seus colegas. Eu tive a oportunidade de viajar, explorar e conhecer pessoas maravilhosas”, disse ele.

A mãe de Brynjar disse que quando ela começou a criar seu filho, ela se sentiu totalmente cega a respeito de como seria seu futuro por causa de seu autismo, e se preocupou com os obstáculos que muitas crianças no espectro do autismo têm que superar. Ela agora se orgulha de compartilhar com outros pais de crianças no espectro do autismo que é possível alcançar seus objetivos.

“Quando seu filho vier até você com um grande sonho, missão ou objetivo louco que ele ou ela gostaria de alcançar, precisará de sua ajuda. Ouça atentamente e tente encontrar maneiras de ajudar a criança a alcançar esse objetivo. Pode acabar sendo o melhor investimento que você fará para o seu filho”, disse Ludviksdottir.

Nenhum comentário: