domingo, 1 de junho de 2025

Teddy finalmente reencontra Alice em Portugal após impasse com companhia aérea

Teddy finalmente reencontra Alice em Portugal após impasse com companhia aérea


🐾Após quase dois meses de negativas e tentativas frustradas, Teddy, o labrador de suporte emocional da menina autista Alice, de 12 anos, finalmente embarcou para Portugal e já está com sua tutora.

A família enfrentou diversas dificuldades desde abril, quando se mudou do Rio de Janeiro para Lisboa. Mesmo com uma ordem judicial favorável, a companhia aérea TAP recusou o embarque de Teddy na cabine, alegando que isso violaria seu manual de operações e colocaria em risco a segurança do voo. A empresa sugeriu que o cão fosse transportado no compartimento de cargas, proposta recusada pela família devido aos riscos à saúde e ao bem-estar do animal.

A situação só foi resolvida após a intervenção do Ministério de Portos e Aeroportos e um acordo entre as partes envolvidas. Com todos os documentos regularizados, Teddy embarcou na sexta-feira (30/05) no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, acompanhado pelo treinador Ricardo Cazarotte e pela irmã de Alice, Hayanne Porto.

O reencontro entre Alice e Teddy ocorreu no sábado (31/05) em Lisboa. Segundo o pai da menina, Renato Sá, o animal chegou bem e está passando por uma reintegração com a criança.

Teddy foi treinado ao longo de um ano e meio para prestar suporte durante possíveis crises e se tornou parte fundamental da rotina de Alice, que é diagnosticada com autismo não-verbal.

Este caso destaca a importância dos cães de assistência para pessoas com deficiência e a necessidade de políticas claras que garantam seus direitos em viagens internacionais.


Se quiser, posso também adaptar esse texto para o Instagram ou preparar uma versão ilustrada para divulgação no blog com imagem e chamada. Deseja isso?

Nenhum comentário: