Gostaria de compartilhar com vocês um capítulo muito especial da minha vida, que me transformou em uma defensora determinada dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deixar aqui um convite.
Meu nome é Katia Apolinário.
Há dois anos descobri que o meu filho Antônio, com apenas 4 anos de idade, é autista. Essa notícia me fez perceber a importância de entender e lutar pela inclusão na nossa sociedade.
Foi então que decidi transformar essa experiência em uma missão e abraçar de corpo e alma a causa do autismo.
Desde então, tenho me dedicado não apenas à criação amorosa dos meus dois filhos, (sim, sou mãe do Antônio - de 4 anos e do Benício de 5 anos), mas também a amplificar a conscientização sobre o TEA.
Como mãe, aprendi muito sobre as particularidades autísticas e sobre a importância de adaptações e apoio para que essas crianças possam alcançar seu máximo potencial.
Sou professora por paixão, mas em março de 2023 cheguei à Câmara Municipal para assessorar o vereador Coronel Salles, que carinhosamente abraçou a nossa causa, e com seu apoio, orgulhosamente organizei a 1ª Conferência Municipal sobre o Transtorno do Espectro Autista - uma oportunidade para reunir especialistas, profissionais de saúde, pais, famílias e membros da comunidade em uma discussão relevante sobre a inclusão social e os desafios enfrentados pelas pessoas autistas.
Depois disso, participei ativamente do processo de aprovação de uma lei que é um MARCO para a nossa comunidade autista: A lei 18.106/24 que institui o Programa Servidor Amigo do Autista - cujo objetivo é tornar obrigatória para TODOS os funcionários da Prefeitura de São Paulo (123 mil servidores) uma capacitação sobre autismo.
E atualmente tralhamos no projeto que diz respeito à instalação de 100 SALAS SENSORIAIS para regulação dentro de ESCOLAS MUNICIPAIS.
Meu objetivo é COLOCAR O AUTISMO NA PAUTA e *CONTINUAR LUTANDO POR POLÍTICAS PÚBLICAS EFETIVAS*.
E dessa luta também nasceu a vontade - juntamente com meu marido - de criar um PODCAST, inicialmente pensado em tratar apenas sobre TEA, mas, ao nos deparar com a nossa rede, vimos a possibilidade de expandir o assunto.
Propomos com isso, um ambiente de aprendizado, troca de experiências e conscientização, promovendo uma mobilização efetiva para a inclusão das pessoas em nossa sociedade.
Acredito firmemente que, junto com vocês, podemos superar barreiras, eliminar estigmas e derrubar preconceitos.
Quero convidá-los a estar comigo nesta jornada.
Criar uma rede colaborativa, onde nossas vozes se unam para promover a mudança que PRECISAMOS ter.
Juntos, podemos fazer a diferença! 🧩
Nenhum comentário:
Postar um comentário