terça-feira, 18 de junho de 2024

Uber e 99 Confrontam Multas e Reclamações por Recusar Passageiros com Cão-Guia e Cadeirantes

 Usuários de aplicativos de transporte como Uber e 99 têm relatado dificuldades ao solicitar corridas quando acompanhados de cães-guia ou utilizam cadeira de rodas. Apesar das leis que asseguram os direitos desses passageiros, ainda ocorrem recusas por parte de alguns motoristas. No caso dos cães-guia, é garantido por lei federal e municipal em várias regiões, como São Paulo, que os deficientes visuais possam viajar com seus cães-guia, e a negação desse direito pode resultar em multas e até reclusão para os motoristas que descumprirem a legislação​ (Terra)​​ (Exame)​.

Em um caso recente, a Uber foi multada pelo Procon-DF em R$ 26.760 depois que um motorista recusou levar um passageiro cego e seu cão-guia. Essa decisão ainda permite recurso, mas reflete a seriedade com que as autoridades tratam tais infrações​ (Metrópoles | O seu portal de notícias)​.

Além disso, cadeirantes também enfrentam problemas semelhantes. Eles relatam que, embora a legislação apoie claramente seus direitos, a prática ainda apresenta desafios significativos, levando alguns até mesmo a buscar conhecimento legal para defender melhor seus direitos​ (Terra)​.

Essas questões destacam a necessidade de conscientização e treinamento contínuo para motoristas de aplicativos sobre os direitos de passageiros com deficiência, garantindo que todos possam viajar com dignidade e segurança.

(Texto e imagem produzidos com inteligência artificial.)

Nenhum comentário: