terça-feira, 14 de abril de 2020

Como ativar audiodescrição na TV

Site: Jogandoascegas.com.br

A audiodescrição na televisão é um recurso que descreve para o espectador o que está acontecendo na tela, atuando em conjunto com o áudio paralelo original ou dublado sem se sobrepor a ele ou atrapalhar o entendimento do que é falado no programa, filme, desenho etc.

Este recurso ainda não é muito conhecido pelos deficientes visuais brasileiros, mas, é uma ótima forma de entender o que se passa na programação da TV ou até mesmo na telona do cinema. O que boa parte das pessoas ainda não sabe é que as emissoras de televisão aberta são obrigadas por lei desde julho de 2011 a ter pelo menos duas horas semanais de programação com este recurso de acessibilidade, um tempo ainda muito pequeno, contudo, já é algum avanço,  e neste artigo nós vamos te ensinar a ativar a audiodescrição na sua TV para você poder entender de fato o que está rolando na telinha.

Primeiramente você precisará ter uma TV Digital, no momento é possível encontrar várias marcas com preços relativamente acessíveis. Vale lembrar que o aparelho precisa receber ou ter algum acessório conversor de sinal digital embutido, isto porque é este sinal digital que vai permitir que a opção da audiodescrição fique disponível.

Nos televisores analógicos comuns o usuário tem a sua disposição dois canais de áudio: o original (com a língua original do programa) e o dublado, já na TV digital brasileira é ter até quatro canais de áudio distintos, sendo assim, além destes dois, a emissora de televisão pode incluir este sistema de descrição ou qualquer outro recurso extra. Lembre-se, não é porque um aparelho de televisão tem tela  LCD, plasma ou LED que ela recebe sinal digital, então, fique atento às especificações do aparelho para não comprar o errado.

Tendo a TV que recebe sinal digital em casa, agora para poder ativar o recurso de audiodescrição basta usar a tecla SAP (Second Audio Program, Segundo Programa de Áudio em português livre), responsável pela mudança do canal de áudio e do idioma falado, neste menu o usuário vai encontrar as opções para escolher entre o áudio em português, em português com a audiodescrição, o original, mais um outo canal de áudio e as legendas, contudo, é preciso prestar atenção, pois, alguns aparelhos mostram várias opções “português”, normalmente o primeiro é o áudio dublado, o segundo é o dublado com a audiodescrição e o outro com um som estéreo ou algo do tipo, então, para ter certeza do que possui a descrição, teste as opções e já deixe marcado para que assim que um programa com o recurso estiver passando ele já funcionar automaticamente. Alguns aparelhos não guardam na memória este tipo de alteração, sendo preciso assim ativar a tecla SAP toda vez que algum programa que se deseja ouvir com audiodescrição e que possua o recurso estiver passando.

Infelizmente são poucas as emissoras que se preocupam em colocar a audiodescrição em seus programas. A Globo, por exemplo, incluiu o recurso recentemente em sua programação e os deficientes já podem aproveitar alguns programas com este áudio, como a Sessão da Tarde e o programa Como Será, que passa aos sábados pela manhã, quando algum de seus conteúdos é audiodescrito eles emitem um aviso sonoro que indica ao deficiente visual que ele terá a sua disposição o recurso para aquele programa. Algumas novelas da Record também possuem a audiodescrição e para os que gostam de comédias clássicas, Chaves, do SBT também é audiodescrito, programa este que inclusive pode ser ouvido com este recurso até mesmo em TVs analógicas usando a tecla SAP da mesma forma.

Embora seja pequena a quantidade de programas audiodescritos, com certeza já é um avanço as emissoras, mesmo obrigadas pela lei, adicionarem tal recurso em sua programação. Espero que em breve boa parte do conteúdo da TV aberta e à cabo conte com esta opção. 
#lanternaculturalcompartilha

Nenhum comentário: