Desenvolvido com assessoria da associação Mais Diferenças, o projeto vem percorrendo as unidades oferecendo às crianças curtas-metragens nacionais com tradução para LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais), audiodescrição (para pessoas com deficiência visual) e legenda oculta (conhecida como closet caption, indicada para pessoas com deficiência auditiva).
Juntamente com o filme, cada unidade recebe uma caixa que contém um kit para exibição: panos pretos para escurecer a sala, tela branca para projeção, DVD’s, encartes com sugestões de atividades e vendas para os olhos.
Após a exibição, os alunos sentam em roda e têm uma conversa sobre o que foi visto e realizam atividades propostas pela professora, sempre abordando a temática da inclusão e acessibilidade. O objetivo é oferecer a possibilidade de assistir filmes na infância, além de enriquecer a proposta pedagógica com o tema inclusão.
“A ação garante o acesso à cultura e pode ainda produzir o interesse dos alunos por programas culturais e pela produção audiovisual, além é claro de as questões levantadas pelos alunos poderem suscitar novas propostas para serem abordadas no plano pedagógico”, explica a secretária de Educação, Profª Mazé Favarão.
Os alunos da EMEI Severino de Araújo Freire, no Jd. Novo Osasco tiveram a sua primeira sessão no último dia 3 de dezembro.
“Achei legal o filme e perguntei para a professora porque as crianças se deram as mãos”, disse o estudante Paulo Henrique da Silva Souza Bispo, de 5 anos.
“Eu também gostei, menos da parte em que a menina fica doente”, acrescentou o colega David Mariano Alves da Silva, também de 5 anos.
Para a professora Meire Aparecida Cavalcanti Brasil da Silva, o projeto vem enriquecer o que já é proposto em sala. “Como temos um aluno com Síndrome de Down, já havia tratado esse tema com eles. É muito bom começar desde cedo a aprender a respeitar”, enfatiza a professora.
Cinema para todos
Haverá exibição de filmes em todas as unidades, desde creches até as salas de EJA, contando com a participação de uma ou duas classes por período, indicadas pela escola. Os filmes exibidos e a atividade posterior são escolhidos de acordo com a modalidade de ensino. As sessões acontecem às 3ªs, 4ªs e 5ªs feiras.
As sessões iniciaram em 19 de outubro e totalizarão 57 em 2010, tendo continuidade a partir de fevereiro de 2011.
Os filmes escolhidos para a exibição no Cinema Inclusão são:
- Para as EMEI’s: Os Olhos do Pianista (Animação/ De Frederico Pinto/ 2005 / 5 min. / RS.). Em um cinema mudo, pianista cego executa trilhas ao vivo com a ajuda de sua neta.
- Para as EMEF’s: O anão que virou gigante (Animação/De Marão/2008/10min./RJ). A improvável - todavia autêntica - história do anão que virou gigante. Menino que até aos 12 anos era anão e depois dos 20 tem crescimento exacerbado. Aborda o processo de exclusão vivido por esse menino na infância, por se tratar de uma pessoa de baixa estatura, e como esse fator foi determinante para a constituição de sua personalidade. Aos 20 anos, o mesmo se depara com um processo inverso.
- Para EJA: Dedicatórias (Ficção/De Eduardo Vaisman/1997/15min/RJ). Mulher solitária procura o amor através de dedicatórias amorosas de livros antigos.
- Eu não quero voltar sozinho (Ficção/ De Daniel Ribeiro/2010/17min/SP). A vida de Leonardo, um adolescente cego, muda completamente com a chegada de um novo aluno em sua escola. Ao mesmo tempo, ele tem que lidar com os ciúmes da amiga Giovana, entender os sentimentos despertados pelo novo amigo Gabriel.
- Para todas as modalidades: Animando (Animação/ De Marcos Magalhães/ 1983/ 13min/ RJ). As várias técnicas de animação no cinema, em filme realizado em parte nos estúdios do National Film Board do Canadá.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
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