sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Com benção do Pe. Robson, Vila São Cottolengo lança Projeto Natal na Vila


Nesta quinta-feira, 30, o Pe. Robson de Oliveira, reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, participou do evento de lançamento do Projeto Natal na Vila, na Vila São José Bento Cottolengo, em Trindade. O sacerdote, que também é presidente da instituição, deu a benção para o pontapé inicial do projeto, que será uma inovação não só para os pacientes, mas também para o público externo.

De acordo com a assessoria de comunicação da Vila, o Projeto Natal na Vila é algo grandioso e surgiu com o interesse motivacional de uma das empresas benfeitoras. Ele tem por objetivo promover, difundir e divulgar a entidade filantrópica, reforçando e levando ao conhecimento de um público amplo e diferenciado o trabalho social desenvolvido. A intenção é tornar a Instituição uma referência de visita das famílias goianas nas festividades natalinas no município e no Estado de Goiás.

O lançamento do Projeto Natal na Vila faz parte do cronograma da Semana da Pessoa com Deficiência, que é celebrada em todo o território nacional de 26 a 31 de agosto. Uma programação especial foi montada para promover a socialização entre pacientes da instituição, colaboradores, amigos benfeitores, parceiros e público externo. A abertura foi no último domingo, 26, com a Missa Solene, celebrada na Praça da Amizade, na Vila. As atividades vão até quinta-feira, 30.

Semana da Pessoa com Deficiência

Uma das atividades proporcionadas aos pacientes ao longo da semana, foi o passeio ao Zoológico de Goiânia, com piquenique. A escolha pelo parque foi feita devido à acessibilidade, que é ponto crucial na valorização e inclusão social das pessoas com deficiência.

Durantes três dias, cerca de 180 pessoas puderam estar em contato com cores e movimentos que não fazem parte do cotidiano dos pacientes. A realização da atividade teve o apoio de estudantes redentoristas e também de alguns parceiros por meio de doação dos lanches.

Segundo a assessoria, esse tipo de terapia é fundamental no tratamento, pois a satisfação pôde ser vista na expressão de cada paciente, no sorriso e especialmente no olhar, que esteve o tempo todo atento a um mundo que é tão diferente de sua realidade.

Vila São Cottolengo

Nesta batalha pela garantia de direitos, a Vila posiciona-se como uma entidade promotora da inclusão social, voltada ao atendimento de saúde humanizado. Ao longo de 61 anos de existência, conquistou a chancela de Referência no Tratamento da Pessoa com Deficiência. Isto só foi possível pela dedicação incessante de colaboradores que se empenham em transpor as barreiras do preconceito.

Dessa maneira, as atividades preparadas para a Semana 2012 são focadas no bem estar dos pacientes internos mantidos pela Instituição. Haverá um torneio de futsal inclusivo, com a participação de jogadores profissionais do Trindade Atlético Clube. Além disso, serão proporcionados momentos de lazer em um passeio ao Zoológico de Goiânia, com direito a lanche especial. E, para fechar, haverá o lançamento do Projeto Natal na Vila, que contará com a participação de empresários, autoridades civis e militares, sociedade organizada e também do presidente da instituição, Pe. Robson de Oliveira.

Participe e levante a bandeira da inclusão! Deficiência: apague este preconceito.

Confira o cronograma das atividades:

Semana da Pessoa com Deficiência

De 26 a 31 de agosto

Dia 30 – 19h – Lançamento do Projeto Natal na Vila

Apresentação do Projeto a parceiros, empresários e sociedade organizada

Nenhum comentário: