sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Acessibilidade para deficientes visuais e auditivos agora é lei nos EUA

Foi aprovada no EUA importante lei de acessibilidade. Enquanto no Brasil temos 2 horas por semana de audiodescrição, nos EUA, em 2012, as Tvs terão 4 horas destinadas a esse serviço. (Nota do blog).

O presidente americano Barack Obama assinou no último mês de outubro um projeto de lei que determina que empresas garantam a pessoas com deficiência visual e auditiva acesso a diversas tecnologias.

Esta legislação, exige acessibilidade aos programas de televisão, telefones inteligentes, a Internet, menus em DVD players, guias de programação na TV a cabo, e outros.

Para Paul Schroeder, vice-presidente de programas e políticas da American Foundation for the Blind (AFB), a iniciativa possibilitará que milhões de pessoas com deficiência tirem partido das novas tecnologias.

“Esta lei baseia-se no espírito do Americans with Disabilities Act e garante que pessoas com deficiência participem plenamente no século 21″, disse Carl R. Augusto, presidente da AFB.

Com forte atuação de movimentos representativos de pessoas com deficiência dos Estados Unidos, para além do envolvimento de um grande número de competentes juristas e experts em tecnologias assistivas, a demanda de acessibilidade ganhou força no congresso americano conseguindo arregimentar um importante e atuante grupo bipartidário que trabalhou para a aprovação da lei.

Fonte: American Foundation for the Blind via DeficienteCiente

Um comentário:

wagner levi disse...

Uso transporte publico e vejo como é dificil para um deficiente visual que anda de onibus, descer no ponto certo.
O deficiente fica dependendo de motorista, cobrador, da pessoa ao lado.... acho humilhante.
Desenvolvi uma solução para isso, de baixo custo, facil instalação e que avisaria com boa qualidade de som, um minuto antes(programavel) o nome da parada e mais alguma informação de interesse.
Nenhum empresario da Região Metropolitana do Rio quer me atender ou falar sobre o assunto.

Se alguem puder ajudar 11 96073-5105 - Levi