Banheiros adaptados foram construídos e cadeiras anfíbias adquiridas.
Por Matheus Garrôcho, G1 Centro-Oeste de Minas
16/12/2018 11h24
Atualizado há 4 dias
O projeto “Praia Para Todos”, que visa facilitar a ida de cadeirantes à Praia Municipal, foi inaugurado neste sábado (15) em Lagoa da Prata. De acordo com o secretário de Turismo e Cultura da cidade, Patrício Gontijo, foram construídos banheiros adaptados e quatro cadeiras anfíbias foram adquiridas para viabilizar o projeto.
As cadeiras anfíbias são cadeiras de rodas feitas em aço inox com rodas mais largas e adaptadas para areia, que não afundam na água e aguentam até 120kg.
A iniciativa, de acordo com o secretário, visa proporcionar um banho seguro e confortável para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida na época mais quente do ano.
“Durante o verão, a praia recebe cerca de três mil banhistas todo domingo. Com as cadeiras, quem tem alguma dificuldade de locomoção também vai poder aproveitar a Prainha”, contou.
História
A Praia Municipal de Lagoa da Prata, que completa 50 anos em 2018, é uma das maiores lagoas em área urbana do Centro-Oeste Mineiro com quase quatro mil metros quadrados de área.
A lagoa é cercada por areia e, por isso, foi batizada de Praia Municipal. Também foi inspiração para o nome da cidade, que completa 80 anos, devido à tonalidade prateada que a água do local ganha ao final do dia.
Agora, a área poderá ser aproveitada por quem tem alguma deficiência ou dificuldade de locomoção. Segundo Patrício, as cadeiras poderão ser utilizadas de graça pelos cadeirantes que frequentarem o local.
“Os salva vidas vão emprestar a cadeira para o portador de necessidades especiais que estiver com um acompanhante, para que eles possam entrar na água”, disse.
Para a coordenadora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município, Lurdes Borges, a nova aquisição irá melhorar a qualidade de vida dos cadeirantes.
“Antes o local não tinha acessibilidade. A cadeira de rodas não conseguia chegar até a areia e até a água, e o desejo deles de estar junto dos outros, na interação social, ficava limitado. Agora, vai beneficiar a qualidade de vida deles e isso é muito importante”, revelou.
Com as cadeiras, a Praia Municipal passará, também, a oferecer sessões de fisioterapia aquática na cidade. De acordo com o secretário, instituições da cidade receberão tratamento especializado no local.
Fonte: G1 - Centro Oeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário