Buracos e ausência de rampas foram alguns dos problemas constatados pela deputada federal Mara Gabrilli durante uma vistoria de calçadas no trecho da Rua Doze de Outubro entre a Dronsfild e Cincinato Pomponet, na quinta-feira, 7. A deputada é cadeirante e sentiu dificuldade de circular pelas calçadas do Centro Comercial da Lapa. Mara teve que contornar uma grelha (de concreto) quebradas da calçada da Doze com John Harrison e outros buracos ao longo do caminho, principalmente no lado par da Doze e Cincinato Pomponet. Falta de rampa de acesso à faixa de travessia na Cincinato Pomponet com Doze de Outubro, na John Harrison (saída da passagem de trem) de ambos os lados e na calçada oposta ao Mercado da Lapa. “Está difícil de andar. A calçada não está de todo destruída, mas tem buracos que inviabilizam para o cadeirante. Estou circulando com uma cadeira normal que alguém empurra e dá para subir e descer desníveis, mas uma pessoa com uma cadeira motorizada e sozinha, não consegue. Agora com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) em vigor é importante que o povo fiscalize porque a responsabilidade das calçadas passou a ser da Prefeitura, da Subprefeitura. A Subprefeitura pode conversar com moradores, fazer parceria com a iniciativa privada, mas é ela que tem que fazer”, explica a relatora da LBI que entrou em vigor em 2 de janeiro.
Mara esclarece que com a nova Lei, a Prefeitura não pode cobrar, sem antes conversar (com morador). “Então ela tem várias possibilidades para fazer, inclusive em parceria com a iniciativa privada. Aqui já tem a Lei Municipal de minha autoria (quando vereadora) do Plano Emergencial de Calçadas que obriga a Prefeitura a fazer calçadas em rotas de serviços, foram feitas só 12% do total que o prefeito se comprometeu. É pouco, não cumpriu a Lei. Agora temos uma Lei que pune, antes era um decreto sem punição. A diferença da Lei federal é que o não cumprimento vai resultar crime administrativo. O prefeito não vai querer ser denunciado por improbidade administrativa, nem o secretário, nem o subprefeito. É isso que vai acontecer se eles apresentarem um cronograma e não cumprirem”, afirma a deputada. “É importante que a população conheça a Lei Brasileira de Inclusão que são 127 artigos sobre diversas áreas, enfim, ficar ligada e quando for uma causa coletiva, procurar o Ministério Público ou a Defensoria Pública”, acrescenta.
A Subprefeitura Lapa informa que será realizada na próxima semana uma vistoria nas calçadas do trecho para programar os serviços apontados após avaliação técnica.
Os seguidores mais antigos do nosso Cantinho talvez estejam estranhando o fato de, há um bom tempo, não publicarmos notícias DIRETAMENTE relacionadas às questões de interesse das pessoas com deficiência. Esse fato tem duas razões: a primeira é que, por motivos diversos, não temos tido possibilidade de pesquisar notícias a esse respeito. Outra razão, mais "leve", é que, depois que saímos de nosso antigo emprego, dedicamo-nos ao artesanato e, também, a passear e viajar bastante. Eis a razão de, ultimamente, compartilharmos mais as nossas experiências, adquiridas durante nossas viagens e passeios. Pedimos a colaboração de vocês no sentido de enviar-nos por e-mail, sempre que chegarem ao seu conhecimento, notícias de interesse das pessoas com deficiência em geral. Agradecemos desde já e contamos com a compreensão de vocês!
Este blog é dedicado a todas as pessoas que possuem
alguma necessidade especial ou, de alguma forma, convivem com alguém que possui limitações.
Não deixe de comentar nossos POSTS e, através do livro de visitas, deixe sugestões sobre o que gostaria de ver aqui!
Esclarecimento Necessário
Este espaço é destinado à divulgação de matérias e vídeos sobre a vida e os interesses de pessoas com necessidades especiais,independentemente de crença religiosa. Caso deseje divulgar um depoimento, um video ou falar sobre suas experiências pessoais, ou mesmo matérias de cunho religioso cujo assunto seja relacionado ao tema central do Blog, escreva-nos!
Nossa Senhora Aparecida ROGAI POR NÓS!
Foto tirada 12/10/09 na paróquia São João Batista do Brás por Flávia Marques
Nenhum comentário:
Postar um comentário