terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Campanha busca doação de plaquetas para jovem com leucemia descoberta no Natal




Internada em coma induzido em UTI de hospital de Fortaleza, a universitária Bruna Aguiar precisa de 20 bolsas de plaquetas por dia.

Nas redes sociais, a campanha #MaisUmDia pede doações de plaquetas para a jovem (Foto: Robynson Alves / Arquivo Pessoal)24 anos, mãe de um filho de 7 anos, estudante de Publicidade, DJ, produtora cultural e dona de um sorriso largo. Quem vê a vitalidade estampada no rosto da jovem Bruna Aguiar não iria imaginar que, em poucos dias, ela estaria impedida de sorrir e até de respirar por conta própria.

Bruna está em coma induzido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Antônio Prudente, devido a um repentino diagnóstico de leucemia aguda no período das festas de fim de ano. Amigos e familiares se mobilizam para tentar salvar a vida da jovem, que permanece em estado grave.

Uma das organizadoras da campanha #MaisUmDia, feita através das redes sociais para arrecadar doações de plaquetas para a jovem, Priscilla Delgado conta que uma semana antes do Natal sua amiga começou a sentir fortes dores musculares, sem saber o porquê, pois ela não tinha feito nenhuma atividade física ou esforço.

No dia 23 de dezembro, Bruna teve um sangramento na gengiva, por conta da sua gengivite. No dia seguinte, ela acordou tendo uma hemorragia pela boca. Assustada, foi ao dentista, onde fez apenas uma raspagem, procedimento para tratar a inflamação.

Os sintomas de que havia algo errado continuaram, e após a festa de Natal a jovem amanheceu com o corpo cheio de manchas roxas, que pareciam hematomas. “Ela ficou bastante assustada, a gente também. Então no sábado (26) de manhã, levaram ela ao hospital e então começou a fazer uma série de exames. A imunidade estava muito baixa, ela estava muito fraca”, narra Priscilla.

Na segunda-feira (27), foi constatado o quadro de leucemia aguda. O tratamento foi iniciado, com medicamentos e quimioterapia. Passados oito dias após o diagnóstico, Bruna está na UTI com pneumonia, água no pulmão devido às consequências da doença, e teve que entrar em coma induzido.

Família e amigos da jovem correm contra o tempo em busca de doações de plaquetas para Bruna se manter viva. “Ela está tomando 20 bolsas de plaquetas por dia. Ontem (4), faltou bolsas para ela de manhã, mas recebeu à noite, porque a gente conseguiu mobilizar pessoas para irem bem rápido doar. E cada dia a gente tem que mobilizar mais pessoas, porque a Bruna vai precisar durante todo o tratamento”, explica a amiga.

Como doar

Para doar, basta ir ao Fujisan de 8 às 16 horas, e informar que deseja fazer uma doação de plaquetas para a paciente Bruna Nogueira Aguiar, do Hospital Antônio Prudente.

Para saber se você está hábil para ser um doador(a) de plaquetas, no Fujisan eles fazem uma análise da veia utilizada para a extração e informam se ela está apta ou não. A doação pode ser mensal.

Caso não seja possível doar plaquetas, também é possível ajudar doando sangue. “A cada 10 bolsas de sangue doadas, Bruna recebe 1 bolsa de plaquetas”, destaca Priscilla. Já para fazer doações de sangue, é necessário um intervalo de 60 dias, para homens; e de 90 dias para mulheres.

“Estamos nessa luta com ela, cada dia, orando para que a respiração dela melhore, para que a saturação dela permaneça boa, e todo dia é uma luta, é uma oração diferente para que ela continue respondendo o tratamento que está recebendo”, finaliza a amiga, que fala por todos que já receberam um sorriso da Bruna, seja amigos, familiares, namorado, filho e até quem não conhecia a jovem, a se sensibiliza em ajudar, através de doação ou oração. O que não pode morrer é a esperança de dias melhores para Bruna e para os que lutam pela vida.



Serviço

Fujisan
Av. Barão de Studart, 2626 – Dionísio Torres
Dias úteis: 8h a 16h (doação de plaquetas)
8h as 18h30 (doação de sangue)
Sábado: 8h a 12h (doação de plaquetas e de sangue)
Telefone: (85) 4009.6677
Doação: Bruna Nogueira Aguiar – Hospital Antônio Prudente

Nenhum comentário: