quarta-feira, 7 de outubro de 2015

A Terapia do Amor na Medicina






A entrevista com Dr. Zeballos sobre a humanização da medicina, o contato “olho no olho” médico e paciente, onde clinicar significa gostar e ter paixão pela profissão, é o tema do Programa Sustentahabilidade.

Roberto Zeballos, clínico geral e imunologista dos Hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês(SP) destacou a importância em dar atenção,carinho e amor ao paciente como metodologia científica de tratamento.

O renomado profissional, de grandes estrelas e ícones do cenário brasileiro, ressaltou também que , quando o paciente confia no médico ativa um grupo de gens descoberto há 6 meses, chamado placeboma,(cientificamente descrito). Nestes casos, quando uma pessoa está tomando um placebo acreditando que é um remédio , ativa um grupo de gens que liberam substancias com propriedades curativas. Logo, confirma o médico, se o paciente acredita no seu médico, potencializa o efeito do medicamento.

Zeballos destaca também que as doenças modernas, como a ansiedade, está ligada a quantidade de informações da vida atual, que geram desequilíbrios psiquiátricos, pois um menino de 7 anos, nos dias de hoje, recebe mais informação que tinha o Imperador de Roma a sua época.













Dr Roberto Zeballos no Programa
Sustentahabilidade - Roberto Mangraviti


Nenhum comentário: